20.8 C
Brasil
sábado, 17 abril 2021
Home Criptomoedas Mineração de Bitcoin no celular ou placa de vídeo: vale a pena?

Mineração de Bitcoin no celular ou placa de vídeo: vale a pena?

O Bitcoin chegou na faixa de R$ 284 mil e contrariou as falas do Banco Central Europeu: mostra a cada dia que os investidores não correm o risco de perder todo o investimento. Com essa nova tendência, muitos jovens na área de tecnologia começaram a mineração de criptomoedas com o celular, as mais buscadas são Ether e Bitcoin,  estão em alta no momento. 

O site Fox Bit, especializado em economias e dicas de tecnologia, publicou um artigo sobre as desvantagens de fazer a mineração de Bitcoin sozinho através de um celular ou placa de vídeo. Um dos maiores pontos ressaltados é o gasto com maquinário já que a maioria das placas de entrada não chegam a 10 Mh/s com a taxa Hash (tempo de processamento de dados). 

O MEUPC.NET publicou uma lista (clique para ler) com as melhores placas para conseguir minerar a no topo está a RTX 3080 que chega a 93 MH/s com Overclock. Já foram encontrados sítios com mais de 70 delas ligadas 24h por dia em que o faturamento era de U$ 120 mil anual. O gasto de energia é intenso, principalmente para placas mais fracas. São necessárias muitas placas como a RTX 3080 para conseguir um bom resultado (cada uma custa cerca de R$ 18 mil). 

Altos custos com energia

O problema é que, além de altos custos de energia, as placas de entrada ao serem “estressadas” conseguem taxa hash 15mh/ s com 120W, como no caso da NVIDIA GeForce GTX1060. É quase impossível ter lucros com apenas uma delas e o que se tem, não irá pagar o investimento, no caso do celular a situação é ainda pior. É necessário investir em opções robustas e extremamente caras para que tragam retornos. 

Leia mais: Bitcoin polui o meio ambiente e gasta mais energia que alguns países

Outra consequência indesejável é que, após passar por intenso overclock sem trazer os retornos, ela pode apresentar travamentos e pingos nos gráficos, ficando inviável para jogos. 

 

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

1 Comentário

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui