27.9 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomeCriptomoedasStablecoin: O que é e como funciona?

Stablecoin: O que é e como funciona?

A Stablecoin, resumidamente, pode ser definida como uma ponte entre as moedas fiduciárias (Euro, Real, Dólar, etc.) e os Tokens (moedas digitais). Ou seja, mesmo sendo moedas Crypto, são lastreadas por moedas como essas, que possuem uma reconhecida robustez no mercado. 

Em uma tradução simples, Stablecoins significa “moedas estáveis”, já que para cada quantidade emitida deverá existir uma quantidade equivalente em dólares, euros ou reais em custódia para garantir o seu valor. 

Um bom exemplo de uma moeda digital é o “Theter”, uma criptomoeda criada em 2014, com cerca de 2 bilhões de dólares em custódia, e que tem como uma das suas principais vantagens (ao menos para as corretoras) não exigir um constante ajuste dos seus valores em bancos ou demais instituições financeiras tradicionais.

Stablecoin: as vantagens de ser lastreada em dólar

Sem dúvida, o fato de ser uma moeda digital atrelada ao dólar fez toda a diferença para o êxito dessa que é mais uma das inúmeras criptomoedas lançadas no mercado nos últimos anos.

- Continua Depois da Publicidade -

O sucesso dessa variedade de Token foi tal, que até fez com que surgissem outras curiosamente atreladas ao ouro, o que por sua vez as torna ainda mais confiáveis dentro de um segmento tão cercado por polêmicas.

Os criadores da Stablecoin foram as empresas norte-americanas de blockchain, Coinbase e Circle. Elas decidiram investir nessa tecnologia de atrelar as moedas digitais a moedas estáveis por crerem que essa deverá ser uma tendência no futuro, já que a migração do dinheiro tradicional para o digital também parece ser um caminho sem volta nesse singular universo das finanças.

E, a prova disso, é que já existem Bancos Centrais, em alguns países ao redor do mundo, emitindo as suas moedas na forma de Tokens; uma operação que, entre outras coisas, diminui a necessidade de garantia da existência de uma custódia, já que os tokens, ou moedas digitais, são emitidos com essa garantia vinda diretamente de um Banco Central.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui