30 C
Brasil
sábado, 8 maio 2021
Home Criptomoedas Yuan e Bitcoin: quais as diferenças para o governo?

Yuan e Bitcoin: quais as diferenças para o governo?

O Yuan foi criado pela China com o intuito de facilitar as transações internacionais – já que pode ser um problema para a segunda maior potência. Dessa forma, o intuito era que um morador no interior de São Paulo conseguisse negociar com os orientais e receber dinheiro sem a cobrança de taxas ou que ele fosse para os bancos dos Estados Unidos (já que geralmente o valor usado é em dólar). 

Já no caso do Bitcoin, ele não foi criado por um governo e não necessariamente serve para facilitar. O intuito da criação é que o mesmo não pudesse ser rastreado. Dessa forma, os indivíduos que usarem – inclusive criminosos – poderão contratar serviços ilegais sem que o governo possa descobrir. Ele é muito comum dentro da Deep Web para contratação de pornografia infantil. 

Bitcoin e Yuan: quais as diferenças para o governo?

A principal diferença é que um é 100% rastreável e o outro não. Então, se um indivíduo gasta apenas alguns centavos, o governo pode estar ciente disso. É mais fácil saber para onde vai o dinheiro e quando entra já que é digital e não físico (já que o físico também permite a ocultação de valores).

Por exemplo, se fosse no Brasil, os indivíduos teriam que declarar o imposto de renda e não poderiam ocultar nada já que os dados são salvos em uma plataforma do governo. 

Há os críticos de conspiração que argumentam que essa é uma tentativa de controlar ainda mais a situação financeira da população e há os otimistas que afirmam que isso serve apenas para facilitar as transações sem ter que pagar por taxas a mais. 

Até mesmo as pessoas que trabalham com o Bitcoin precisam, dependendo do governo e da carteira, pagar por taxas que podem chegar a 7%. 

Leia mais: Como investir em criptomoedas: confira dicas

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui