26.9 C
Brasil
quinta-feira, 20 janeiro 2022
HomeDireitos e Deveres do Trabalhador13º salário do INSS 2022: veja datas de pagamento e valores

13º salário do INSS 2022: veja datas de pagamento e valores

O 13º salário está previsto para ser pago em duas parcelas durante o ano de 2022, assim como ocorreu em 2021 quando o primeiro pagamento ocorreu em junho e o segundo começou em julho. Para esse ano, é estimado que o primeiro depósito, referente a 50% do valor, seja depositado apenas no mês de agosto, enquanto o segundo está previsto para setembro. 

O valor a ser pago para os aposentados é equivalente ao mesmo valor que é depositado mensalmente pelo INSS. Deste modo, os grupos que recebem apenas um salário mínimo devem ser beneficiados com o teto mínimo de R$ 1210. 

Neste contexto, voltou-se a discutir sobre a possibilidade de pagamento de um décimo quarto benefício. Ou seja, uma parcela extra durante esse ano como forma de estimular a economia. No entanto, vale salientar que o projeto vem passando por análises desde o ano de 2021 e, até o momento, existem poucas chances de que seja aprovado devido à falta de verbas. 

Contudo, se o mesmo for adiante e aceito tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado, as expectativas são de que o décimo quarto comece a ser distribuído durante o mês de maio nos mesmos dias em que haverá o depósito para o beneficiário em relação à parcela mensal do benefício. 

13º salário para o restante dos trabalhadores

As empresas possuem, durante o ano de 2022, até o dia 20 de novembro para depositar a primeira parcela do décimo terceiro salário para os seus colaboradores CLT e até o dia 20 de dezembro para pagar a segunda parcela. Caso contrário, o colaborador tem o direito de entrar em contato com o Ministério do Trabalho para a realização de uma denúncia. Dessa forma, a empresa corre o risco de ter que pagar multas sobre cada funcionário que está com o pagamento atrasado. O valor do 13º salário deve ser compatível com o número de meses atuados durante o ano base.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui