28.1 C
Brasil
quarta-feira, 4 agosto 2021
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorAposentado por invalidez pode ter dívidas com imóveis quitadas em 100%

Aposentado por invalidez pode ter dívidas com imóveis quitadas em 100%

Todos que foram aposentados por invalidez podem ter a dívida do imóvel habitacional quitada em 100%. Para saber se esse é o seu caso, releia o contrato com o banco na área de seguros. Na Caixa e em outras instituições privadas, é possível deixar de pagar os valores devido ao seguro que é garantido no contrato em casos de insuficiência para trabalho. 

“E o que fazer se eu já paguei parcelas mesmo depois de ter me aposentado?” Algumas pessoas não conhecem os seus direitos após a aposentadoria por invalidez e continuam pagando o financiamento do banco sem reler o contrato ou saber que podem parar de realizar o pagamento. Dessa forma, se esse for o seu caso, é possível receber a restituição de todos os valores que foram pagos após ser aposentado

O cidadão tem até 10 anos para informar o banco sobre o caso e esse direito é garantido pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região. 

Aposentadoria por invalidez: cuidado com as redes sociais

É necessário tomar cuidado com as redes sociais e também com as movimentações bancárias que podem alertar a Receita Federal que você está atuando como frio. E, sendo assim, teria as condições para trabalhar mas recebe o programa de forma indevida. 

- Continua Depois da Publicidade -

Para ter direito ao benefício, é crucial que o cidadão tenha contribuído ao menos um ano para o INSS. Algumas doenças garantem esse direito como a depressão persistente (neste caso, é importante comprovar que o colaborador está tendo acompanhamento médico há tempo e que não consegue curar) e até mesmo a AIDS (caso a imunidade faça com que o colaborador esteja doente com mais frequência e esteja sendo prejudicado no trabalho com descontos das férias e salário, por exemplo). 

Acompanhe o Manchetes do Dia para saber mais sobre os direitos do trabalhador como aposentadoria, abono e FGTS. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui