20.8 C
Brasil
quinta-feira, 20 janeiro 2022
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorAuxílio-doença sem perícia termina neste ano: veja como será em 2022 no...

Auxílio-doença sem perícia termina neste ano: veja como será em 2022 no INSS

Termina, na próxima sexta-feira (31), o auxílio-doença sem a necessidade de realização de perícia pelo INSS. Deste modo, aqueles que deixarem para fazer a solicitação somente no ano de 2022 terão que participar de consultas médicas para comprovar a incapacidade de trabalhar. 

A perícia havia sido cancelada durante os anos de 2020 e 2021 devido aos riscos da pandemia da Covid-19, que deixou cerca de 620 mil mortos pela Covid-19 e mais de 22 milhões de casos registrados em apenas um ano e meio. O mesmo vale para a prova de vida do INSS, que deixou de ser obrigatória durante esse tempo mas deve retomar em janeiro do próximo ano. 

Para realizar a prova de vida, basta ir até a instituição em que recebe o dinheiro da aposentadoria ou benefício pago pelo INSS e confirmar a identidade. O processo dura cerca de 5 minutos e é bastante prático. 

Vale salientar que, mesmo que os documentos para comprovar a doença sejam enviados remotamente, a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante, argumenta que tudo é analisado e que, caso esteja fora dos padrões impostos pelo INSS, o benefício pode ser cancelado. 

Décimo quarto do INSS no ano de 2022? O que se sabe até o momento? – além do auxílio-doença

Além da novidade em relação ao auxílio-doença, outra expectativa para o ano de 2022 é em relação ao pagamento de um décimo quarto do INSS que deve pagar mais um valor equivalente ao que o aposentado recebe em sua aposentadoria. O projeto, no entanto, está parado na Câmara de Deputados e Senado. Mas, se for aprovado, deve começar a ser pago cedo, já a partir do mês de maio. Vale salientar que isso não cancela o direito de receber o décimo terceiro, que deve continuar sendo pago normalmente.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui