33.7 C
Brasil
sexta-feira, 22 outubro 2021
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorAuxílio maternidade: como dar entrada no INSS?

Auxílio maternidade: como dar entrada no INSS?

Avalie Nossa Matéria

O auxílio maternidade é garantido para todas as mulheres que já contribuíram 12 meses para o INSS, dando o direito de ficar afastada do emprego por até 120 dias caso adote uma criança, tenha um filho biológico ou então, tenha o parto com o filho natimorto. O período é de 14 dias caso a mulher tenha sofrido com um aborto espontâneo.

Para dar entrada à solicitação do INSS, é necessário acessar a página de previdência do portal do GOV: https://www.gov.br/inss/pt-br/servicos. Depois disso, o cidadão deve clicar em “salário maternidade”  e definir se o benefício é urbano ou rural. Ambas as categorias contam com requisitos diferentes.

Após selecionar a alternativa solicitada, clique no botão verde de “iniciar” onde terá que fazer o login com o MEU INSS ou com a conta do GOV. Depois disso, informe os dados que foram pedidos na sua tela para que conclua a solicitação. 

Documentos necessários para dar entrada ao auxílio maternidade

Para dar entrada ao auxílio maternidade, a mulher precisa de alguns documentos essenciais como é o caso do CPF, Cadastro de Pessoa Física e também de: 

  • Atestado médico caso tenha sido afastada por até 28 dias. 
  • Se for tentativa de adoção, o documento que comprove a guarda da criança e a certidão de nascimento que for expedida após a liberação judicial. 
- Continua Depois da Publicidade -

Os pais, homens, podem ter até 2 dias de folga da empresa. No entanto, não podem solicitar 120 dias como é o caso das mulheres. Existe, atualmente, a empresa cidadã (como é o caso da Havan e da Locaweb) que permite aos funcionários homens pararem por cerca de 20 dias de atuação, equivalente a uma média de 2 semanas de folga para ajudar a mãe com a criança. A Havan e a Locaweb estão constantemente com vagas de emprego abertas. 

Avalie Nossa Matéria
 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui