20.4 C
Brasil
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorBoleto do IPVA 2022 do Ceará já pode ser emitido e pago:...

Boleto do IPVA 2022 do Ceará já pode ser emitido e pago: veja calendário

Os proprietários de veículos já podem começar a pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no estado do Ceará tanto à vista quanto parcelado. O portal do Detran liberou, nesta segunda-feira (03) essa possibilidade. Alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, devem começar as cobranças em breve. Enquanto isso, Santa Catarina deve começar a emitir os boletos para as placas com o final 1. 

Vale salientar que se pode emitir os boletos tanto pela Secretaria da Fazenda ou no aplicativo “Meu IPVA”. E, além disso, o valor do débito com o Estado pode ser pago em vários bancos e até mesmo nas casas lotéricas. Existe a possibilidade de pagar após o vencimento, no entanto, haverá a cobrança de multas.  

Quanto vou pagar de IPVA? 

De acordo com o G1, o imposto no estado do Ceará terá aumentos de 21% durante o ano de 2022 devido à nova valorização dos carros usados. Em alguns estados, como Santa Catarina, a alta dos carros usados já supera a marca de 30%, principalmente do Ford KA e GOL. Vale salientar que a parcela a ser paga varia de acordo com o tipo de automóvel, sendo os carros de passeio na faixa de 3,5% enquanto os ônibus e outros veículos semelhantes estão por volta de 1% sobre o valor da FIPE. 

Tipo de veículo Alíquota
Carros de passeio padrão 3,5%
Motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, de até 125 cilindradas 1%
Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoura      1%

De acordo com o Governo do Ceará, ao menos 2 milhões de veículos devem ser tributados durante o ano de 2022. E, além disso, esperam ter uma tributação na faixa de R$ 1,45 bilhão em retorno para os cofres públicos. Esse dinheiro deverá ser utilizado principalmente para a correção de estradas. Com a emissão de notas fiscais com o programa Sua Nota Tem Valor, consegue-se descontar na faixa de 15%. 

Calendário

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui