36.9 C
Brasil
sábado, 25 setembro 2021
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorCartão Cidadão: como emitir e documentos necessários

Cartão Cidadão: como emitir e documentos necessários

O Cartão Cidadão foi criado para os trabalhadores e cidadãos que não contam com uma conta na Caixa Econômica Federal (CEF) e que precisam sacar benefícios como o abono salarial PIS e Pasep, lucro do FGTS e muitos outros. 

O processo para criar é bastante simples e gratuito: basta ir até a Caixa Econômica Federal com um comprovante de residência e outros documentos com foto, como é o caso do RG ou carteira de motorista. Em alguns casos, também é necessário que o indivíduo leve consigo Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.).

  • É possível acompanhar todo o saldo do cartão através do próprio site da Caixa ao usar a sua senha e login. Portanto, não é necessário ir até uma instituição física!

Cartão Cidadão e o lucro do FGTS

O lucro do FGTS está sendo liberado para a população que possui saldos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço referente ao ano de 2020: o rendimento será de 1,86% e é estimado que  R$ 8 bilhões sejam distribuídos para mais de 150 milhões de pessoas.

Para poder sacar o benefício, que já foi liberado no mês de agosto, basta ter o cartão cidadão e ir até uma agência mais próxima. O valor que tem para receber é o saldo somado do ano passado com os reajustes e rendimentos informados anteriormente.

Também vai ser usado no ano de 2022

- Continua Depois da Publicidade -

O cartão cidadão também deve ser utilizado no ano de 2022 pelos trabalhadores de 2021 e também de 2020 que recebiam menos de R$ 2200 por mês: haverá a liberação em dobro do abono salarial. O abono, também chamado de PIS e Pasep, apesar de não se tratar da mesma coisa, é pago para os cidadãos que estão há mais de 5 anos cadastrados no RAIS e atuaram ao menos 30 dias no ano base.

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui