26.9 C
Brasil
quinta-feira, 20 janeiro 2022
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorConheça as NOVAS condições de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo

Conheça as NOVAS condições de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo

O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) de São Paulo para o ano de 2022 sofreu algumas alterações e poderá ser parcelado em até 5 vezes. Os grupos que pagarem à vista, no entanto, irão contar com descontos. Todos que possuem carros de transporte ou motos acima de 150 cilindradas devem pagar dentro do prazo para não sofrer com a adição de multas. 

Antes desta alteração, os proprietários podiam fazer o parcelamento pelo site do Detran em até três vezes. Essa é uma forma para auxiliar os grupos que estão com dívidas durante a pandemia.  Um dos lados positivos deste ano é que o pagamento pode ser feito tanto com a impressão do boleto em casas lotéricas quanto por cartão de crédito sem juros. 

Qual o valor do IPVA SP 2022?

O IPVA do estado de São Paulo está entre os mais caros do Brasil e conta com a alíquota de 4% sobre o valor da FIPE do veículo. A mesma porcentagem é dada ao estado do Rio de Janeiro, que já liberou o calendário para o próximo ano.  Deste modo, um carro que tem a FIPE em torno de R$ 20000 pode pagar na faixa de R$ 800 por ano. E, vale salientar também que para o próximo ano os valores que serão pagos serão maiores devido à nova valorização dos carros usados. 

Formas de economizar, é possível?

Felizmente, o estado governado por João Dória até o final do ano de 2022, permite que haja mais economia no momento de pagar os impostos: para isso, basta que o cidadão use a Nota Fiscal Paulista. A cada nota emitida, consegue-se descontos que podem ser trocados para diminuir ou zerar o valor do imposto sobre veículos em circulação. O estado do Paraná também tem um esquema bastante semelhante, sendo chamado de Nota Paraná. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui