22.2 C
Brasil
sexta-feira, 21 janeiro 2022
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorConsulta do IPVA RS 2022: tabela e descontos

Consulta do IPVA RS 2022: tabela e descontos

O Rio Grande do Sul liberou, durante essa semana, a tabela de IPVA 2022 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e, de acordo com os dados que foram publicados pelo Detran do estado, em alguns casos é  possível descontar até 30% do valor que deveria ser pago no imposto. De acordo com o Ache Concursos, a frota total do estado conta com 7.262.038 veículos, sendo cerca de 60% deles pagantes e outros 40% isentos do pagamento. 

A consulta do valor que deve  ser pago pode ser feita no portal  www.ipva.rs.gov.br e também pelo Detran. Em ambos os casos, é necessário informar qual é o número do Renavam do veículo assim como a placa dele. Para quem acessar pelo Detran, é necessário fazer a conta GOV para ter acesso a mais informações, como o número de pontos que tem na carteira de habilitação. 

O pagamento do boleto pode ser realizado tanto por agências físicas do Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil. No entanto, existe a alternativa do cidadão usar o próprio aplicativo do banco que tem no celular para copiar o código de barras e ficar em dia com seus impostos. 

Como ganhar desconto no IPVA 2022 RS?

  • Desconto do Bom Motorista (até 15%) –  para os condutores que não tiveram multas nos últimos três anos, existe a alternativa de conseguir descontos que chegam a uma faixa de 15%, sendo equivalente a um desconto de 5% para cada ano. 
  • Desconto do Bom Cidadão (até 5%) – os cidadãos que emitiram mais de 150 notas fiscais no nome durante o ano de 2021, podem solicitar o desconto de 5%. Os grupos que tiverem de 100 a 150 notas, podem solicitar a retirada de 3% do valor cobrado pela alíquota. 
  • Desconto por antecipação (até 10%) – o desconto é de 10% do valor caso o cidadão pague o imposto até o mês de fevereiro. Podendo diminuir caso pague  em outros meses posteriores. 
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui