33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorCortaram sua energia elétrica por atraso no pagamento?

Cortaram sua energia elétrica por atraso no pagamento?

Durante a pandemia da Covid-19, muitas pessoas tiveram que atrasar as contas de energia por estarem desempregadas e precisarem pagar outras contas, como alimentação. Dessa forma, em alguns casos, as empresas responsáveis por fornecer o serviço acabaram realizando cortes. 

Entretanto, o consumidor deve ficar atento aos possíveis sinais de abuso de autoridade visto que está ocorrendo a crise sanitária e as empresas precisam ser mais tolerantes. Neste mês, foi informado que muitas regiões estariam com a bandeira vermelha. Logo, os serviços tendem a ficar ainda mais caros e, sendo assim, para quem está recebendo somente o auxílio emergencial ou o Bolsa Família, não há como pagar. 

O valor do auxílio emergencial gira em torno de R$ 150 até R$ 375, sendo o teto máximo para as mulheres solteiras responsáveis pelo sustento solo da família. 

Geralmente, é comum que o corte ocorra após um mês de prazo do pagamento. Entretanto, a data máxima mudou e, além disso, a empresa NÃO pode cortar antes de avisar o consumidor com 24 horas de antecedência. O corte também não pode ser realizado perto dos finais de semana ou feriados. 

- Continua Depois da Publicidade -

O prazo atual é que o cidadão seja informado com 15 dias antes de ter a energia cortada. Entretanto, em alguns casos, é comum que a marca corte a energia elétrica sem o informar ou alertar e isso pode causar vários problemas, inclusive  o corte de repente que causa a perda de alimentos que ficariam na geladeira ou freezer, dificuldade em dar banho em crianças menores e muito mais. 

É recomendado que, para cortar, a empresa avise e dê 90 dias para que o pagamento seja realizado. E, depois disso, se o cliente não finalizar o pagamento com as multas impostas, pode haver o corte do sistema. Logo, será necessário pagar novamente para que os técnicos vão até o local para instalar novamente. 

 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui