20.4 C
Brasil
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorDPVAT 2022: saiba quando começa, calendário completo e valores

DPVAT 2022: saiba quando começa, calendário completo e valores

O DPVAT, Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos, foi isento durante o ano de 2021 e deve continuar sem nenhuma cobrança aos trabalhadores durante o ano de 2022 porque foi cancelado. Ele era um valor pago anualmente como se fosse um seguro que pagaria os gastos com médicos e paradas de trabalho caso o cidadão sofresse algum acidente de moto. No entanto, o programa não funciona mais no Brasil e, em casos de acidente, o cidadão deve retirar o dinheiro de seu bolso. 

Apesar do valor cobrado pelo imposto ser utilizado para ajudar os motoristas de motocicletas, também era fornecido para o Sistema Único de Saúde (SUS), que recebia ao menos 45% de todas as verbas para pagar os médicos e os salários dos profissionais. Deste modo, o setor pode ser prejudicado quando se tratar de verbas extras. 

Apesar disso, o IPVA continua sendo pago

Apesar disso, o valor do IPVA deve continuar sendo pago durante o ano de 2022. Nesta segunda-feira (03), alguns estados como o Paraná e o Ceará já liberaram os boletos para os cidadãos que desejam pagar tanto em uma parcela quanto em mais. Vale salientar que o pagamento pode acontecer em atraso, no entanto, o cidadão corre o risco de ter que pagar valores maiores de juros e multas. A alíquota de juros pode variar de acordo com cada estado brasileiro, podendo chegar a uma faixa de 20%. 

Com a nova valorização dos carros usados devido ao alto preço que vem sendo cobrado pelos novos, é estimado que o valor dos impostos tenha um aumento em 30% visto que são determinados em cima do valor da FIPE. Apenas um GOL do ano de 2012 completo está custando cerca de R$ 25 mil, um aumento de 25% sobre o valor referente ao ano de 2020 durante o mês de setembro. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui