20.4 C
Brasil
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorINSS estende prazo da prova de vida: veja novo calendário

INSS estende prazo da prova de vida: veja novo calendário

Nesta quarta-feira (29), o INSS liberou um novo calendário para a prova de vida estendida. Deste modo, os grupos que não compareceram durante o ano de 2021, podem ir até a agência bancária física em que recebem o dinheiro a partir de janeiro de 2022. A obrigação havia sido suspensa durante a pandemia da Covid-19, que deixou mais de 600 mil mortos, no entanto, voltou a partir do dia 1º de junho e foi suspensa novamente. 

Os grupos que não fizeram a prova de vida que era referente ao ano de 2020, possuem até o mês de fevereiro do próximo ano, que se inicia no próximo sábado (01) para comprovar que estão vivos. O processo é bastante simplificado e dura menos de cinco minutos, bastando cadastrar a biometria na instituição em que recebe o valor. 

INSS e o décimo quarto: projeto pode beneficiar os aposentados em 2022

Está em análise, um projeto que prevê o pagamento de um décimo quarto salário do INSS para os aposentados. No entanto, ele não foi aprovado: caso  passe pela Câmara de Deputados e pelo Senado, é previsto que o calendário de pagamentos comece a partir do segundo semestre. Durante o ano de 2021, os aposentados tiveram direito de receber somente o décimo terceiro que tinha o mesmo valor da aposentadoria. 

Vale salientar que o décimo terceiro começou a ser pago em junho em sua primeira parcela e depois em julho, logo, os aposentados não foram beneficiados em dezembro. Essa decisão foi tomada com o intuito de incentivar a economia e circulação de dinheiro. O mesmo aconteceu durante o ano de 2020.  Por fim, o salário a ser recebido durante o ano de 2022 tende a ser maior devido ao reajuste que foi realizado na última semana, que prevê a saída do salário mínimo de R$ 1100 para cerca de R$ 2200. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui