24.5 C
Brasil
sexta-feira, 21 janeiro 2022
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorIPTU: saiba como conseguir descontos de 8% ao pagar o imposto

IPTU: saiba como conseguir descontos de 8% ao pagar o imposto

O cidadão que mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, poderá ter descontos de até 8% sobre o valor do IPTU, também conhecido como Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Para isso, é necessário emitir a guia de pagamento no portal da prefeitura até o dia 04 de janeiro, nesta terça-feira. O valor pode variar de acordo com a região e cada cidade costuma cobrar um preço diferente por metro quadrado de construção e por terreno. 

Durante o ano de 2022, algumas regiões, como Divinópolis, aumentaram o preço em até 10,5% devido aos índices de inflação no ano de 2021. O que acabou levantando algumas contestações da população: “O nosso salário mínimo não acompanha inflação, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), não acompanha a inflação. Nosso salário não acompanha a inflação, mas os impostos e as cobranças do governo são sempre reajustadas de acordo com ela!”, afirmou um usuário nas redes sociais. 

Emitir IPTU em Porto Alegre

  • O processo para emissão do IPTU é bastante simplificado, bastando que o usuário acesse o site da prefeitura pelo link prefeitura.poa.br/iptu.
  • Depois disso, é necessário clicar na aba de “Imprima a Guia” e em “emitir guia” para informar os dados sobre a residência e ter acesso ao boleto. 
  • Para pagar o boleto em casa sem ter que ir até uma agência física, basta copiar o código de barras e colar no aplicativo do banco. 

Caso o cidadão de Porto Alegre tenha alguma dúvida sobre como fazer a emissão da via, basta entrar em contato através do número 154. Além disso, a prefeitura também conta com um e-mail que está disponível no site oficial, no entanto, o tempo de resposta por lá é um pouco mais demorado. Por isso, é recomendado entrar em contato pelo chat da Fazenda: https://atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui