22.2 C
Brasil
sexta-feira, 21 janeiro 2022
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorLicenciamento MG 2022: valor, data de pagamento e como pagar

Licenciamento MG 2022: valor, data de pagamento e como pagar

O estado de Minas Gerais (MG), liberou datas referentes ao licenciamento durante o ano de 2022: o prazo máximo para que a população que tem veículos pague o valor é até o último dia de março deste ano. O valor foi fixado na faixa de R$ 135,95 e pode ser pago atrasado, mas haverá a adição de multas. 

Já em relação ao IPVA no estado, houve o congelamento para os mesmos preços que durante o ano de 2021 para que a população não fosse prejudicada devido ao novo aumento dos carros usados, que chega a uma valorização na faixa de 30%. O valor do imposto é determinado com base na FIPE do automóvel, então, quanto mais elevada está, maior o valor a ser pago.

A emissão do boleto de licenciamento pode ser realizada através do portal do Detran. Deste modo, basta que o cidadão informe o número da placa, Renavam e depois copie o código de barras para pagar pelo aplicativo do banco. Também existe a alternativa de imprimir o boleto para que seja pago através de alguma instituição de casa lotérica. 

Vale salientar que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) é obrigatório no Brasil e o veículo pode ser apreendido caso o motorista não esteja com o documento dentro do carro. Deste modo, é recomendado pagar sempre em dia e garantir que o documento impresso (que pode ser obtido através de qualquer impressora sem necessidade de ir até o Detran) esteja dentro da carteira ou porta luvas. 

O pagamento é obrigatório e os valores que forem obtidos serão destinados para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a proteção de dados, como o custeamento com servidores e bancos para proteção. O mesmo serve para o valor do IPVA, que é destinado principalmente para a melhoria de estradas. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui