26.8 C
Brasil
terça-feira, 28 setembro 2021
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorProblemas com a declaração do imposto de renda: e agora?

Problemas com a declaração do imposto de renda: e agora?

A não declaração do imposto de renda à Receita Federal pode ocasionar em várias dores de cabeça. Desde a suspensão do CPF e CNPJ, até a  necessidade de pagar multas e afins para o governo. 

Além disso, não é interessante ficar irregular para o Governo brasileiro. Isso porque, a irregularidade acarreta diversos problemas como congelamento de contas, suspensão de documentos e suspeita de atividades ilícitas. 

O primeiro passo para regularizar o IR, é a consulta através do site de restituição. Nele, é possível verificar qual a pendência com a Receita Federal ou quais os débitos em aberto. 

Além disso, o acesso ao site também permite verificar o extrato e status da emissão da declaração anual e o andamento dos pagamentos de impostos. Dessa forma, é possível analisar as informações com antecedência, antes de qualquer suspensão de documentos ou registros de multas. 

- Continua Depois da Publicidade -

Caso o cruzamento de dados da receita federal mostrem que está ocultando informações e renda, pode pagar multas que dependem da quantidade do seu faturamento anual. Dessa forma, é necessário tomar o máximo cuidado com os números.

e-CAC: um sistema integrado de comunicação  para imposto de renda

O e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) é um portal online que promete facilitar a comunicação entre o Governo Federal e os cidadãos. Inclusive, para quem deseja fazer a restituição do imposto de renda que já está na terceira parcela. 

Dessa forma, com um sistema integrado de informações, os contribuintes conseguem verificar se existe alguma pendência com a Receita, irregularidade na declaração do Imposto de Renda e se as empresas cadastradas, bem como seus documentos, estão conforme legislação. 

O portal pode ser acessado gratuitamente através do site do e-CAC e solicita informações como CPF, CNPJ, senha e código de acesso. Para quem não possui os últimos dois dados, é possível cadastrar no próprio site a opção “primeiro acesso”. 

 
  • Tudo Sobre
  • ir
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui