24.9 C
Brasil
quarta-feira, 20 outubro 2021
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorProva de vida do INSS está suspensa de novo? Entenda!

Prova de vida do INSS está suspensa de novo? Entenda!

Avalie Nossa Matéria

Na última quarta-feira (06), foi publicado no Diário Oficial da União, DOU, a lei 14.199/2021 que foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, referente à prova de vida do INSS: ela voltou a ser suspensa até o final do ano. O calendário estava funcionando e os cidadãos tinham que ir até a instituição bancária de forma obrigatória para não perder o benefício, no entanto, agora isso não é mais necessário. 

  • Para fazer a prova de vida do INSS, o aposentado deve ir até a instituição que saca o dinheiro e entrar dentro da sala para informar as digitais. 

Para os grupos que contam com mais de 80 anos ou que estão doentes e enfermos, também existe a possibilidade de solicitar que o teste seja feito em domicílio após agendar um horário e data com a instituição. Logo, basta entrar em contato pelo MEU INSS ou pelo número 135. No app, basta clicar em “Solicitar Prova de Vida – Maior de 80 anos”. 

Cuidado com os golpes da Prova de Vida do INSS

Muitos brasileiros estão caindo em golpes visto que criminosos entram em contato, pedem para que ele realize a prova de vida enviando uma imagem do cartão  e do rosto (perfil). No entanto, o INSS e o banco não entram em contato com o pensionista por SMS, redes sociais ou por ligação. Portanto, é necessário tomar cuidado sobre para quem esses dados estão sendo enviados. 

“Uma vez me ligaram pedindo minha foto do cartão para comprovar minha prova de vida. Eu acabei enviando e somente depois que me toquei sobre isso. Já era tarde porque tinha pego uma parte do meu dinheiro no banco ao gastar. Não sabia sequer como conseguiria recuperar!”, disse Alzira, residente de Brusque, SC, que não informou o valor que perdeu com o golpe.

Avalie Nossa Matéria
 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui