30 C
Brasil
quinta-feira, 20 janeiro 2022
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorRenovação de CNH em janeiro: Veja quem precisa fazer

Renovação de CNH em janeiro: Veja quem precisa fazer

Os motoristas que precisam fazer a renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) durante o mês de janeiro de 2022 são aqueles que tiveram o documento vencido durante os meses de junho e julho  de 2020 ou que estavam com alguma pendência até o dia 31 de dezembro do ano passado. O valor para renovar pode variar de acordo com cada região brasileira e a solicitação deve ser realizada através do portal do Detran. 

Vale salientar que andar com a carteira de motorista vencida pode ocasionar na aplicação de multas que chegam a R$ 293,47 e ter a adição de até sete pontos. Para saber se a carteira está vencida, o motorista pode analisar o documento na parte inferior que mostra a data de validade ou, caso não tenha em mãos, acessar o portal do Detran e clicar na aba de “CNH”. 

Por fim, o condutor que pretende renovar não precisa fazer novos testes de direção. No entanto, o mesmo deve fazer todos os testes médicos com agendamento de horário online para comprovar que está apto para dirigir. Os cidadãos abaixo de 60 anos devem realizar esse procedimento a cada cinco anos. 

CNH vai mudar durante o ano de 2022

Novas regras foram aprovadas e determinam que a carteira de motorista  terá algumas alterações durante o ano de 2022, principalmente em seu layout que deve mostrar alguns dados extras como o tipo de sangue do condutor para garantir que será melhor atendido em caso de acidentes.

 Vale salientar que não é necessário refazer caso não esteja dentro do prazo de validade. O que acontece é que o que for feito a partir de então, terá características diferentes. A emissão deve começar a acontecer em julho, durante o segundo semestre do ano. 

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui