33 C
Brasil
sexta-feira, 23 julho 2021
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorCPTM: Greve de ferroviários afeta linhas em São Paulo

CPTM: Greve de ferroviários afeta linhas em São Paulo

Em suma, após tentativas de chegar a um acordo sobre um reajuste salarial, cerca de 4 linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foram bloqueadas a partir das 4 horas desta quinta-feira (15). Havia uma tentativa de conciliação dentro do Tribunal Regional do Trabalho (TRT)  na última quarta-feira(14), entretanto, sem o devido retorno esperado para os trabalhadores do CPTM.

Para quem precisa usar uma das linhas, operam normalmente as seguintes:

  •  11 (Coral), 12 (Safira) e 13 (Jade) 

Há uma hora atrás, por volta das 5 horas, a empresa ainda não havia acionado um transporte alternativo para os trabalhadores que precisam ir para as empresas.  A multa para o não funcionamento pode chegar a mais de R$ 100 mil por dia e a empresa pode sair no vermelho com a não colaboração dos funcionários.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou uma nota dizendo acreditar ser incompreensível que os trabalhadores decidiram fazer greves após terem sido vacinados como linha de frente durante a pandemia da Covid-19 que já deixou mais de meio milhão de mortos e 19 milhões de casos. Ao todo, cerca de 42% da população foi vacinada com uma dose da vacina da Covid-19, valor equivalente a pouco mais de 100 milhões de pessoas.

- Continua Depois da Publicidade -

De acordo com a nota publicada, essa greve estaria prejudicando exclusivamente às pessoas que precisam das linhas para trabalharem.

A lei do CLT, que trabalha para as linhas privadas, permite que o mesmo faça greve sem ter punições. A greve pode ser realizada para o reajuste salarial ou luta pelos direitos. Entretanto, se mesmo depois de uma correção dos problemas os funcionários continuarem, a empresa pode tomar outras medidas. A questão é que nenhuma resolução foi tomada até o devido momento.

Além disso, informaram que a média salarial está em R$ 6500, muito acima da maioria que é recebida pelos trabalhadores.

Veja também: Sindicato cancela greve dos ônibus na cidade de São Paulo

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui