20.7 C
Brasil
terça-feira, 26 outubro 2021
HomeDireitos e Deveres do TrabalhadorVeja regras do abono salarial PIS/Pasep para o ano de 2022

Veja regras do abono salarial PIS/Pasep para o ano de 2022

Avalie Nossa Matéria

No ano de 2022, os trabalhadores podem receber o abono salarial em dobro após o adiantamento do pagamento do ano base de 2020 que deveria começar neste ano. Então, em vez de poder sacar apenas um salário mínimo, poderão ser dois (valor este que está em R$ 2200 atualmente, mas pode aumentar no próximo ano). 

As regras para ser beneficiado com o valor são: 

  • Estar cadastrado no Rais da empresa há cerca de 5 anos; 
  • Ter a carteira assinada com menos de dois salários mínimos; 
  • Ter trabalhado ao menos um mês no ano base. 

O cálculo de quanto o trabalhador tem para receber pode variar de acordo com a quantidade de meses que foram trabalhados: ou seja, você deve dividir o valor de um salário por 12 meses em um ano e multiplicar o resultado pela quantidade de meses que trabalhou. Se atuou o ano cheio, poderá receber o salário mínimo completo. 

O saque pode ser realizado gratuitamente em agências bancárias da Caixa e do Brasil com o cartão cidadão (para funcionários de empresas privadas). O cartão Cidadão pode ser criado na Caixa de forma totalmente gratuita pelos trabalhadores que desejam movimentar recursos e programas sociais recebidos pelo governo. 

Quem é MEI pode receber o abono salarial?

- Continua Depois da Publicidade -

Quem é MEI, microempreendedor individual, só pode receber o abono salarial caso tenha a carteira assinada no ano base e o salário seja inferior a R$ 2200 por mês. Se a pessoa jurídica não trabalhava registrada para alguma empresa, então não tem direito de receber o programa justamente porque não houve o cadastro do RAIS. 

O MEI somente recebe o seguro desemprego no mesmo caso: se estiver com a carteira registrada. Caso contrário, se atuar apenas com a empresa que possui em seu nome, o benefício será negado!

Acompanhe o Manchetes do Dia para saber mais sobre o assunto e se manter por dentro dos programas sociais. 

Avalie Nossa Matéria
 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui