21.1 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Entretenimento Apolo: quem é, contexto e mitologia grega

Apolo: quem é, contexto e mitologia grega

Apolo, na mitologia grega, era o Deus do Sol. Mas não era só isso: ele era (ou é) o deus da música, da medicina, das artes e de vários segmentos da atividade humana; e por isso mesmo uma divindade cultuada nas mais diversas culturas.

Filho de Zeus e de Leto (uma espécie de amante do deus), era também bastante apreciado pela sua beleza encantadora, assim como também por ser um formidável arqueiro; sem contar a sua habilidade em tocar lira, o seu apreço em proteger os artistas e por ter matado a terrível serpente Píton, enviada por Hera (mulher de Zeus) para eliminar Leto.

Segundo a lenda, Apolo era uma espécie de filho ilegítimo de Zeus, nascido da sua união com Leto, a filha de Febe e Céos; assim como também Ártemis, a sua irmã, nascida dessa união entre ambos os deuses e concebida em Delos, uma espécie de oásis flutuante.

Apolo: principais características

Ainda segundo a lenda, após nascer, Apolo de imediato foi instado a alimentar-se com a deliciosa ambrosia e com o saboroso néctar dos deuses, o que o ajudou a crescer quase que instantaneamente e a ter sido capaz de vencer a temida serpente Píton, com três flechadas certeiras, para defender a sua mãe.

Enquanto crescia em fama e beleza, Apolo era cada vez mais reconhecido pelas suas habilidades com o arco e flecha, sendo inclusive venerado e presenteado com inúmeros templos em sua homenagem.

Mas talvez um dos seus mais curiosos feitos tenha sido o fato de ele ter ficado ao lado dos troianos na lendária Guerra de Troia, sendo inclusive o responsável por fazer Páris acertar a sua famosa flecha no calcanhar de Aquiles, além de outras incontáveis lendas que cercam aquele que talvez seja o deus mais importante da mitologia grega depois do temível e poderoso Zeus.

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui