22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Entretenimento Ártemis: quem é, história e contexto da deusa grega

Ártemis: quem é, história e contexto da deusa grega

Ártemis, filha de Zeus e de Leto, é a deusa da lua, da caça, dos animais do campo; e é também aquela que abençoa a hora do parto.  Trata-se de uma divindade da mitologia greco-romana, também conhecida como Diana, e que tem entre as suas principais características a de ser uma entidade ligada ao universo fantástico da caça.

Ademais, a deusa é cultuada pela sua disposição em proteger os jovens e crianças, além de livrar as mulheres de algumas moléstias femininas; por isso mesmo ela tem como alguns dos seus principais símbolos o arco e a flecha, com os quais, supostamente, consegue combater todo aquele que age com maus tratos sobre os animais.

Ártemis: a deusa protetora

Diz a lenda que Ártemis teria pedido a Zeus que mantivesse a sua castidade por toda a vida. Dessa forma, ela acabou tornando-se alvo do assédio de inúmeros deuses e humanos, porém rejeitando a todos eles, com exceção do gigante Órion, o seu imponente caçador e braço direito, a quem amou mas não pôde se entregar por obra do destino.

Uma das principais características dessa deusa é a sua ambiguidade; isso porque ela é capaz dos mais doces e afetuosos gestos em algumas situações, e dos mais rancorosos e vingativos em outras, especialmente quando contrariada.

Um exemplo disso é a lenda que nos consta que ela teria punido Adônis pelo simples fato de ele ter se saído melhor do que ela na prática da caça. Já em outro caso, diz-se que ela teria sido a responsável pela morte da Agamenon, apenas e tão somente por este ter atacado e matado um animal selvagem ao qual ela protegia.

Por tudo isso, Ártemis é, sem dúvida, uma das deusas mais singulares dessa extravagante mitologia grega; uma personalidade única e das mais controversas habitantes do Olimpo; e que ainda traz um simbolismo que ajuda a decifrar inúmeras peculiaridades da alma humana, como aliás é bastante comum nesse formidável universo da cultura antiga.

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui