30.2 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomeEntretenimentoCoronel Ustra: quem foi e a tortura da Ditadura Militar

Coronel Ustra: quem foi e a tortura da Ditadura Militar

Coronel Ustra foi um dos mais influentes torturadores e sádicos da Ditadura Militar. Ele foi chefe do exército DOI-CODI de 1970 a 1974 e tornou-se um dos principais torturadores de Dilma Rousseff, primeira presidente mulher da história brasileira. Há relatos de torturas que envolviam o pau-de-arara em que se deixavam os prisioneiros pendurados em paus sofrendo com o peso da gravidade por horas. 

Gilberto Natalini relembra de um dia em que o levaram para uma sala e jogaram água com sal no corpo após conectar fios de energia e choque. Teles retrata a tortura psicológica quando o Coronel Ustra levou seus filhos de 04 e 05 anos para a sala em que ela estava presa: as crianças viram seu corpo urinado e vomitado: ” Para mim, foi a pior tortura que eu passei.”

Há relatos ainda mais chocantes em que colocavam ratos em chaleiras e as esquentavam. os mamíferos, em uma tentativa de fugir, subiam pelo buraco que estaria enfiado no ânus das vítimas. Usavam com frequência os objetivos e animais invasivos como baratas e paus. Haviam também aqueles que sumiam e não voltavam mais. 

Mais de 500 denúncias em um ano – Coronel Ustra

No ano de 1974, o Coronel Ustra recebeu mais de 500 denúncias que foram guardadas e reunidas pela  Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. Foi em 2008 que, após a decisão do juiz Gustavo Santini Teodoro, da 23ª Vara Cível de São Paulo, que o militar foi o primeiro a ser julgado após a Ditadura. Em suma, foi depois de 30 anos do momento mais obscuro da história brasileira. 

- Continua Depois da Publicidade -

No mês de maio de 2013, ele compareceu à Comissão Nacional da Verdade, acompanhado de um habeas-corpus que permitia o seu silêncio. O momento foi transmitido ao vivo para todo o Brasil através de canais de televisão. Ele negou os crimes dos quais era acusado, mesmo tendo uma reunião com mais de 500 relatos e documentos. 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui