20.4 C
Brasil
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeEntretenimentoDia de reis: conheça a história

Dia de reis: conheça a história

O Dia de Reis é comemorado nesta quinta-feira, 06 de janeiro, e é conhecido pelo momento de desmontar a árvore de Natal. Esse é o momento em que os três reis saíram de várias regiões do mundo, de acordo com a  tradição cristã, para levar presentes ao recém nascido, Jesus Cristo, filho de Maria e José. Cada um deles teria levado um presente para a criança, como a graça. 

O Baltazar foi um dos primeiros, levando para o menino um pedaço de mirra que, de acordo com a tradição, teria o poder de trazer sorte. Por isso, muitos festejos na época de Natal e durante o mês de janeiro contam com a benção da mirra através de orações específicas em relação ao nascimento de Cristo. 

Gaspar, que chegou da Índia, trouxe um incenso que teria o poder de fazer juz ao seu Deus. Na tradição, o incenso tem a função de espantar os males. Por fim, também podemos citar a Melchior ou Belchior  que trouxe o ouro vindo da Europa que tinha o poder de trazer honras e riquezas que vinham dos deuses. 

O que acontece no dia de Reis? 

O dia de Reis é conhecido pelo momento em que as famílias se reúnem para realizar festivais em que há a comemoração do nascimento de Cristo com a vinda de homens de todos os lugares do mundo. É somente então que ocorre o desmonte da árvore de Natal. O recomendado é guardar sempre as peças da árvore em local seguro para que possam ser reutilizadas em dezembro e, deste modo, garantir mais economia para o dono da casa.

O momento também é marcado por algumas comidas típicas como o bolo de reis que é formado com uma massa macia, semelhante a panettone, que é recheado de frutas cristalizadas.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui