22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Entretenimento Divina Comédia: resumo e crítica da obra

Divina Comédia: resumo e crítica da obra

A Divina Comédia é um poema épico composto pelo italiano Dante Alighieri (1265 d.C. – 1321 d.C.), considerado o grande nome da literatura do país e um dos grandes gênios da história da humanidade.

Como personagem principal da obra, Dante percorre, em uma espécie de visão ou iniciação, essas regiões do inferno, purgatório e paraíso, sempre em companhia do poeta Virgílio (70 -19 a.C.), que age como uma espécie de guia ou mentor seu durante o percurso.

No caminho, Dante descobre amigos, desconhecidos e personalidades famosas, muitos deles debatendo-se em regiões tenebrosas do inferno, enquanto outros recuperam-se no purgatório, até ascenderem aos céus, quando então chegamos à terceira parte da obra.

A Divina Comédia: Um clássico da literatura mundial

Para muitos, A Divina Comédia é uma espécie de divisor de águas da literatura mundial; isso porque ela foi uma das primeiras a serem escritas em uma língua que não fosse o latim (algo impensável na época), o que acabou por ajudar a estabelecer a língua italiana como uma das mais características do universo das artes.

Ademais, a obra faz uma ponte entra a antiga tradição dos épicos (vide Homero e Virgílio) e a modernidade, especialmente no que diz respeito à forma e à estrutura do texto; sem contar o fato de que ele é capaz, em plena Idade Média, de exibir as imponentes figuras de reis e de papas expostas em situações vexatórias sob as tramas do inferno.

Ao final, temos uma obra com as características de um ensinamento alegórico- cristão, com o objetivo de mostrar os diversos estágios pelos quais uma alma pecadora deverá passar até encontrar a redenção no paraíso; um lugar que, segundo Dante, deve ser todo o anseio daquele que se diz um verdadeiro cristão; e tudo isso em um verdadeiro monumento das história da literatura mundial.

 

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui