34.3 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomeEntretenimentoFilmes de história: Confira recomendações para assistir

Filmes de história: Confira recomendações para assistir

Parece ser da própria natureza dos filmes de história tornarem-se clássicos. Eles trazem de volta eventos que se passaram há milênios; às vezes com a ousadia de recontá-los; e por isso mesmo acabam dando verdadeiras aulas de história enquanto entretêm um público que também está ávido por entretenimento.

E o objetivo dessa matéria é trazer alguns desses clássicos, em uma lista que contém exemplos de filmes que tornaram-se tão ou mais polêmicos quanto os próprios eventos que relataram.

1. Joana d’Arc (1999)

A obra-prima do diretor francês Luc Besson, conta a famosa história de uma jovem que decide disfarçar-se de homem para participar da Guerra dos Cem Anos (entre França e Inglaterra), o que acabou resultando em sua morte na fogueira por uma acusação de bruxaria, e em um filme com 6 indicações ao Oscar e o troféu de melhor som e figurino.

2. Eles Não Usam Black-Tie (1980)

- Continua Depois da Publicidade -

Presente em quase todas as listas como um dos 15 ou 20 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, e vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza, Eles Não Usam Black-Tie foi dirigido por Leon Hirszman, e baseia-se em uma peça teatral (com mesmo nome) de Gianfrancesco Guarnieri sobre o conturbado período das greves sindicais do final dos anos 70.

3. ”300” (2006)

Outro clássico entre os filmes de história é essa produção norte-americana dirigida por Zack Snyder, que faz um recorte da lendária Guerra de Termópilas, entre uma aliança grega que tinha à frente o rei Leônidas (de Esparta) contra o império de Xerxes I da Pérsia, por volta de 480 a.C.

4. O Nome da Rosa (1986)

Para muitos, O Nome da Rosa, dirigido pelo francês Jean-Jacques Annaud, inspirado no livro de mesmo nome do escritor Roberto Eco, é o melhor filme sobre a Idade Média já produzido.

Em síntese, ele conta como o frade William Baskerville (Sean Connery) desvenda uma série de assassinatos que revelaram muito sobre o “espírito” da Igreja naquele período.

5. A Lista de Schindler (1993)

- Continua Depois da Publicidade -

Oscar de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor ator são apenas alguns dos 12 Oscars conquistados sob a direção de Steven Spielberg; e que mostra como um empresário alemão salvou 1.000 vidas do holocausto em plena 2ª Guerra Mundial.

Leia mais:

Langlois e Seignobos – Introdução aos Estudos Históricos (resumo)

- Continua Depois da Publicidade -

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui