17.4 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomeEntretenimentoMesopotâmia: curiosidades sobre mulheres e a escrita

Mesopotâmia: curiosidades sobre mulheres e a escrita

Na Mesopotâmia, dificilmente uma mulher tomava o cargo de rei, mas podiam ser sacerdotisas. Para atuar nas mais variadas áreas, o rei precisava de muitos funcionários. As escritas tinham forte influência na administração das riquezas e foi um dos principais instrumentos das grandes classes.  

Vale ressaltar que os sistemas de leis eram diferentes que os atuais. Dessa forma, o código de Hamurabi tinha como objetivo apenas ressaltar pontos a serem feitos em casos específicos além de claro, mostrar que o atual governante conseguia colocar ordem na casa, uma forma de marketing.  

Apesar de serem poderosos, os reis sempre enfrentavam limites já que a sociedade se opunha inúmeras vezes a eles.  

Mesopotâmia e a escrita

A Mesopotâmia foi o berço da escrita: com o surgimento das civilizações e dos grupos sociais, era necessário pensar em formas de como elaborar o comércio e guardar todas as informações necessárias.

- Continua Depois da Publicidade -

Para isso, surgiu inicialmente o uso da tabuinhas. Ou seja, pedaços de argila mole que moldavam através de cunhas e, logo após isso, levavam ao sol ou fogo para que esquentassem e pudessem guardar.

Houveram outras formas de escrita que vieram logo após a cuneiforme, como é o caso da Pedra de Roseta que estimulou os estudos da história antiga após permitir a tradução das três línguas que estavam escritas com o mesmo conteúdo.

Com a chegada das civilizações, começaram a mudar o pensamento e sempre dar prioridade para deusas com grandes quadris que representavam a reprodução. Naquela época, mulheres mais gordas eram sinônimos de saúde e prolongação da vida.

A Mesopotâmia foi uma região rica e que possibilitou o entendimento de muitas filosofias presentes na atualidade.

- Continua Depois da Publicidade -

Leia mais:

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui