25.8 C
Brasil
quinta-feira, 15 abril 2021
Home Entretenimento Misto-quente: Bukowski - resumo e crítica da obra

Misto-quente: Bukowski – resumo e crítica da obra

Misto-quente é uma obra-prima do escritor germano-americano (nascido na Alemanha e criado nos Estados Unidos) Charles Bukowski. O livro é um relato autobiográfico que tem como personagem principal Henry Chinaski, um alter-ego que ele utiliza para contar toda a sua trajetória, do nascimento à adolescência, antes de estabelecer-se como escritor de sucesso.

Em síntese, o livro conta a infância do pequeno Henry, agora morando em um bairro pobre de Los Angeles, EUA, e como ele se vê às voltas com um pai violento, uma mãe submissa, além da falta de dinheiro e dificuldades para relacionar-se em sociedade.

Dessa forma, aos poucos, o pequeno Chinaski vai construindo a personalidade de um adolescente rude e ensimesmado, sem o amor do pai, a firmeza da mãe, porém com um incrível talento para a escrita; que é o que acaba salvando a sua vida da completa degradação.

Autobiografia e ficção nas páginas de Misto-quente

Misto-quente, como aliás toda a obra de Bukowski, é uma mistura de autobiografia e ficção. Foi a forma como o próprio escritor encontrou para “proteger-se da completa loucura”.

Publicado pela primeira vez em 1982, o livro também é uma crítica ácida ao chamado American Way of Life, que em poucas palavras pode ser resumido como o “estilo de vida norte-americano”, baseado em consumismo e aparências; algo que Bukowski, conhecedor que era das entranhas da “alma norte-americana”, sabia tratar-se da mais completa mentira.

Apesar de contundente, muito por conta do fato de tratar das desilusões de uma criança que de repente se vê como um adolescente perdido e sem um nicho, Misto-Quente também trata de superação e persistência, já que é justamente em meio a esse caos de desilusão e medo que o jovem Henri Chinaski se descobre como um escritor com a missão de contar a vida como ela verdadeiramente é.

Leia mais: Sally Horner, a triste história da verdadeira Lolita de Nabokov

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui