36.3 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomeEntretenimentoMito de Pandora: o que é, contexto e mitologia

Mito de Pandora: o que é, contexto e mitologia

O Mito de Pandora, ou o Mito da Caixa de Pandora, é uma dessas inúmeras narrativas oriundas da mitologia grega. Ela nos conta que um certo titã, Prometeu, teve a perigosa ideia de roubar o fogo do Olimpo (das mãos de Zeus) para dá-lo aos homens, a fim de que esses conseguissem finalmente dominar a natureza.

Mas o problema é que Prometeu não sabia que esse ato iria simplesmente despertar a ira de Zeus, que precisava da manutenção dessa submissão dos homens a ele. Como forma de puni-lo, decidiu então enviar Pandora à humanidade, uma mulher de beleza irresistível, além de outras qualidades femininas, trazendo com ela uma caixa na qual continha todas as desgraças do mundo, e entre elas a “esperança”.

Antes de enviá-la, Zeus ainda tomou o cuidado de recomendar que ela não abrisse a caixa em hipótese alguma, o que acabou sendo em vão, já que, por curiosidade, acabou abrindo-a, para soltar todas as desgraças sobre o mundo, e só tendo tempo de segurar a esperança, que se manteve como o último (ou o único) alento para os homens.

O Mito de Pandora: Significado

O Mito da Caixa de Pandora tornou-se conhecido a partir da divulgação de Hesíodo, poeta grego do séc. XVIII; porém ainda continua cercado por um enorme véu de mistério.

- Continua Depois da Publicidade -

Uma teoria mais provável é a que trata o mito como ligado ao instinto de preservação da espécie, já que todos (ou quase todos) os males do mundo nada mais são do que os resultados da luta entre machos pela posse da fêmea, assim como ocorre na natureza. 

Essa fêmea, então, mesmo sem saber, seria a responsável por trazer todos os males do mundo, mas também a esperança, já que um simples aceno da sua parte seria o suficiente (ao menos em tese) para criar novas exigências e paradigmas; talvez um novo alicerce para a constituição do mundo, que não seja mais ligada apenas e tão somente aos instintos essenciais da natureza.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui