22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Entretenimento Reforma Protestante e Contrarreforma: contexto histórico

Reforma Protestante e Contrarreforma: contexto histórico

A reforma protestante foi um movimento liderado pelo teólogo e monge alemão Martinho Lutero, que começou a difundir suas ideias com um documento onde ele tinha escrito 95 teses que questionavam o poder da igreja católica naquele momento. As 95 teses foram elaboradas para debate em sala de aula entre os alunos de Lutero.

Com o tempo, as 95 teses se destacaram cada vez mais, com o papa Leão X, exigindo que Lutero se pronunciasse sobre o assunto. A perseguição fez com que as ideias de Lutero fossem cada vez mais difundidas, pois o mesmo se negou a comentar sobre o assunto e foi considerado “herege”.

Diferente de outros que foram perseguidos pela igreja e por governos, Lutero continuou na sua luta da Reforma Protestante, fazendo com que ainda mais pessoas (principalmente membros da nobreza alemã), simpatizassem com o que ele pregava.

Da Alemanha, as ideias de Lutero se expandiram para França, Países Baixos, Inglaterra e países escandinavos, fazendo com que cada vez mais a Reforma Protestante fosse difundida. Prova disso foi que um membro da burguesia francesa, Jean Calvino, se tornou adepto do movimento, o que ajudou muito na difusão das ideias. Calvino se refugiou na Suíça por conta da perseguição que sofria, mas continuou defendendo a Reforma Protestante.

O que foi a contrarreforma?

Em situação de dificuldade de aceitação de seus poderes, a igreja católica decidiu então fazer a contrarreforma, que instituiu novas regras e uma renovação na instituição. Dentre as mudanças, estava a ideia que a  igreja deveria olhar para os mais necessitados e esquecer a ideia do “poder” que exercia. Dentre os pensadores que se destacam pela contrarreforma, estão por exemplo Erasmo de Roterdã, Juan de La Cruz e Tereza D’Ávila.

Por fim, o concílio de Trento, realizado pela igreja católica, definiu as mudanças que seriam então adotadas e que foram aceitas pelos adeptos da Reforma Protestante. Foi assim então que se findou esse movimento que mudou a igreja católica e a sociedade.

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui