20.8 C
Brasil
sábado, 17 abril 2021
Home Entretenimento Orgulho e Preconceito: resumo e síntese do livro de época

Orgulho e Preconceito: resumo e síntese do livro de época

Orgulho e Preconceito é um clássico da literatura inglesa que retrata a realidade da aristocracia rural do país lá pelo início do séc. 19. Nele, o leitor irá enveredar-se por uma série de tramas que têm como pano de fundo o dinheiro e o poder conquistados com a ajuda de generosas doses de hipocrisia, orgulho e preconceito.

A autora, Jane Austen, nasceu em 16 de dezembro de 1775 no condado de Hampshire, Inglaterra. Ela era filha de um clérigo e de uma dona de casa, e tem as suas raízes ligadas à antiga aristocracia rural inglesa.

No livro, a autora relata a história de uma família humilde composta por mulher, marido e cinco filhas. Uma delas, Elizabeth Bennet (Lizzie) será a protagonista; uma jovem de personalidade forte, orgulhosa e à frente do seu tempo.

Paralelamente a isso, quando chega à cidade dois cavalheiros, Mr. Bingley e Mr.Darcy, o enredo começa a tomar forma, já que o primeiro apaixona-se por uma das irmãs, Jane Bennet – o que de imediato provoca a fúria da irmã de Bingley devido à condição humilde da jovem – , enquanto o segundo passa a viver uma tensa relação de amor e ódio com Elizabeth.

Orgulho e preconceito numa comunidade rural da Inglaterra

Orgulho e Preconceito é brilhantemente construído de forma a denunciar toda aquela sordidez vivida no tempo de Austen, especialmente no que diz respeito aos acordos de casamentos, para os quais a posição e o dinheiro dos envolvidos falavam mais alto do que os seus sentimentos.

Isso fica bastante visível pelo desenrolar da relação entre Elizabeth e Mr. Darcy, pois este não sabia que teria como principal adversário o orgulho da jovem diante de toda a hipocrisia e preconceito que emolduravam a sociedade daquele tempo, além de um temperamento que a fez odiá-lo de forma contundente antes que o amor pudesse surgir.

Por esses e outros motivos, a obra segue como sucesso de vendas nos quatro cantos do mundo; um dos maiores best-sellers na categoria romances da literatura mundial; entre outras razões, devido ao talento de Jane Austen para compor personagens, bem como pela sua capacidade de traçar um quadro vivo da sociedade do seu tempo.

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui