28.8 C
Brasil
quinta-feira, 5 agosto 2021
HomeEntretenimentoPeríodo Neolítico: o que foi, contexto e características

Período Neolítico: o que foi, contexto e características

Durante o Período Neolítico, os caçadores-coletores percorriam o mundo natural, em busca de alimento. Mas então ocorreu uma mudança dramática: os forrageadores tornaram-se agricultores, passando de um estilo de vida de caçadores-coletores para um estilo de vida mais estável.

O que foi a Revolução Neolítica?

Acredita-se que a Revolução Neolítica – também conhecida como Revolução Agrícola – tenha começado há cerca de 12.000 anos atrás. Coincidiu com o fim da última era do gelo e o início da atual época geológica, o Holoceno,  mudou para sempre a forma como os humanos vivem, comem e interagem, abrindo caminho para a civilização moderna.

Durante o Período Neolítico, os caçadores-coletores percorriam o mundo natural, em busca de alimento, mas então ocorreu uma mudança dramática. Os forrageadores tornaram-se agricultores, passando de um estilo de vida de caçadores-coletores para um estilo de vida mais estável.

Há uma variedade de hipóteses de por que os humanos pararam de forragear e começaram a cultivar. A pressão populacional pode ter causado maior competição por alimentos e a necessidade de cultivar novos alimentos; as pessoas podem ter mudado para a agricultura a fim de envolver os mais velhos e as crianças na produção de alimentos; os humanos podem ter aprendido a depender de plantas que eles modificaram nas primeiras tentativas de domesticação e, por sua vez, essas plantas podem ter se tornado dependentes dos humanos. Com a nova tecnologia, surgem teorias novas e em constante evolução sobre como e por que a revolução agrícola começou.

Domesticação animal

- Continua Depois da Publicidade -

À medida que os humanos começaram a fazer experiências com a agricultura, também começaram a domesticar animais. Evidências de pastoreio de ovelhas e cabras foram encontradas no Iraque e na Anatólia (atual Turquia), já há cerca de 12.000 anos. Animais domesticados, quando usados ​​como mão de obra, ajudaram a tornar possível uma agricultura mais intensiva e também forneceram nutrição adicional por meio de leite e carne para populações cada vez mais estáveis.

Principais características do Período Neolítico

O Neolítico ou Nova Idade da Pedra denota um estágio da cultura humana após os Períodos Paleolítico e Mesolítico e é caracterizado pelo uso de instrumentos de pedra polida, desenvolvimento de moradias permanentes, avanços culturais como a fabricação de cerâmica, domesticação de animais e plantas, o cultivo de grão.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui