Durante o Período Neolítico, os caçadores-coletores percorriam o mundo natural, em busca de alimento. Mas então ocorreu uma mudança dramática: os forrageadores tornaram-se agricultores, passando de um estilo de vida de caçadores-coletores para um estilo de vida mais estável.
O que foi a Revolução Neolítica?
Acredita-se que a Revolução Neolítica – também conhecida como Revolução Agrícola – tenha começado há cerca de 12.000 anos atrás. Coincidiu com o fim da última era do gelo e o início da atual época geológica, o Holoceno, mudou para sempre a forma como os humanos vivem, comem e interagem, abrindo caminho para a civilização moderna.
Durante o Período Neolítico, os caçadores-coletores percorriam o mundo natural, em busca de alimento, mas então ocorreu uma mudança dramática. Os forrageadores tornaram-se agricultores, passando de um estilo de vida de caçadores-coletores para um estilo de vida mais estável.
Há uma variedade de hipóteses de por que os humanos pararam de forragear e começaram a cultivar. A pressão populacional pode ter causado maior competição por alimentos e a necessidade de cultivar novos alimentos; as pessoas podem ter mudado para a agricultura a fim de envolver os mais velhos e as crianças na produção de alimentos; os humanos podem ter aprendido a depender de plantas que eles modificaram nas primeiras tentativas de domesticação e, por sua vez, essas plantas podem ter se tornado dependentes dos humanos. Com a nova tecnologia, surgem teorias novas e em constante evolução sobre como e por que a revolução agrícola começou.
Domesticação animal
À medida que os humanos começaram a fazer experiências com a agricultura, também começaram a domesticar animais. Evidências de pastoreio de ovelhas e cabras foram encontradas no Iraque e na Anatólia (atual Turquia), já há cerca de 12.000 anos. Animais domesticados, quando usados como mão de obra, ajudaram a tornar possível uma agricultura mais intensiva e também forneceram nutrição adicional por meio de leite e carne para populações cada vez mais estáveis.
Principais características do Período Neolítico
O Neolítico ou Nova Idade da Pedra denota um estágio da cultura humana após os Períodos Paleolítico e Mesolítico e é caracterizado pelo uso de instrumentos de pedra polida, desenvolvimento de moradias permanentes, avanços culturais como a fabricação de cerâmica, domesticação de animais e plantas, o cultivo de grão.