36.3 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomeEntretenimentoPeríodo Paleolítico: o que foi e características principais

Período Paleolítico: o que foi e características principais

O Período Paleolítico (Idade da Pedra Antiga), o primeiro trecho da história humana há 2 milhões de anos, viu o desenvolvimento da espécie humana. Caçadores e coletores nômades que viviam em cavernas e trabalhavam com ferramentas de pedra, progrediram durante a última era do gelo para a caça comunal, construíram abrigos e sistemas de crenças. O Paleolítico Superior (fim da Idade da Pedra) marca os primórdios cognitivos e culturais da humanidade, bem como artísticos.

Não se sabe quando, por que e com que precisão os humanos passaram da fabricação mecânica de ferramentas para a auto-expressão simbólica. As evidências coletadas nos últimos 200 anos indicam que a atividade gráfica (marcas figurativas e não figurativas) começou há 40.000 anos, antes do desenvolvimento da agricultura

No Paleolítico, os humanos viveram próximos aos animais, associando-se não apenas aos que podiam domesticar, mas também às feras perigosas e selvagens. Os encontros continham um elemento de risco, pois humanos eram feridos ou mortos tanto quanto nutridos ou entretidos. 

O retrato enigmático de grandes animais selvagens nas paredes e no teto em Lascaux sugere uma relação inicial complexa que ia além das necessidades de comida ou fibra. Em nossa época, a interação com os animais continuava abrangendo a coabitação em todos os níveis, incluindo o microbiano. Agravados pelo aumento das viagens e do comércio, ainda envolvem riscos, além de benefícios

Principais características do Período Paleolítico

- Continua Depois da Publicidade -

O Paleolítico é caracterizado pelo uso de ferramentas de pedra lapidada, embora na época os humanos também usassem ferramentas de madeira e osso. Os povos aprendem a fazer fogueiras e manter registros para se comunicar por meio de pinturas rupestres. A crença na vida após a morte começou a enterrar os mortos.

Visão geral

  •         As sociedades paleolíticas eram amplamente dependentes de coleta e caça.
  •         Enquanto as espécies de hominídeos evoluíram por meio da seleção natural por milhões de anos, a evolução cultural é responsável pela maioria das mudanças significativas na história do Homo sapiens.
  •         Pequenos bandos de caçadores-coletores viveram, trabalharam e migraram juntos antes do advento da agricultura.
 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui