31.4 C
Brasil
terça-feira, 28 setembro 2021
HomeEntretenimentoPor que o Tratado de Methuen foi prejudicial para Portugal?

Por que o Tratado de Methuen foi prejudicial para Portugal?

Você sabia que Portugal foi um dos principais financiadores da Revolução Industrial e que ela foi paga com uma parte do ouro brasileiro? Tudo isso devido ao Tratado de Methuen. 

Em suma, o acordo foi assinado entre Portugal e Inglaterra e entrou em vigor entre os anos de 1703 e 1836. Havia sido definido que Portugal venderia os vinhos produzidos para os ingleses enquanto os ingleses vendiam os tecidos para os lusos. 

A questão é que: todos precisamos usar roupas em um “mundo civilizado europeu” mas não são todos que precisam beber vinho. Aconteceu que Portugal precisava de uma demanda muito maior de tecidos do que vendia em vinho. E, consequentemente, saiu no prejuízo com uma enorme dívida. 

Então, uma parte do ouro que foi descoberto na colônia, que atualmente é o Brasil, era enviado diretamente para os ingleses como forma de tentar pagar as dívidas. 

- Continua Depois da Publicidade -

Foi neste contexto que começou a surgir o termo que usamos até os dias atuais: “o quinto dos infernos”. Em suma, tudo o que era produzido, tinha que ser dividido em 5 partes iguais (quinto) e uma delas era paga aos lusitanos (inferno). A população começou a se revoltar contra os impostos cobrados pela Metrópoles e se referiam a eles como o próprio lugar do inferno. 

O Tratado de Methuen foi assinado em um momento de instabilidade dos lusitanos com Napoleão, que os estava pressionando para fechar acordos com a França na compra de tecidos. No entanto, Portugal sabia que os franceses não conseguiriam suprir a demanda. Foi devido a uma parte dessa pressão que a família portuguesa teve que vir para o Brasil, após ter sido pressionada e ameaçada pelo exército napoleônico, que estava dominando uma série de regiões. 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui