24.9 C
Brasil
sábado, 18 setembro 2021
HomeEntretenimento"Quinto dos infernos": onde e quando surgiu a expressão?

“Quinto dos infernos”: onde e quando surgiu a expressão?

Quem é que nunca ouviu outra pessoa falar o termo “quinto dos infernos”? Ele é muito comum no Brasil e surgiu durante a colonização brasileira após a descoberta de ouro. 

A população que trabalhava procurando por metais preciosos tinha que pagar um quinto (1/5) de tudo o que encontravam ou produziam para a Metrópole, que neste caso é Portugal. O mesmo vale para outras áreas além dos metais. 

Após a cobrança de impostos que eram considerados abusivos sem o devido retorno para a população, começou a falar que iria pagar o quinto (parte dos impostos resultante de tudo produzido dividido por cinco) para o inferno, referindo-se a Portugal. 

O termo é utilizado até os dias atuais em várias regiões do país. No entanto, não são todos que sabem a verdadeira origem dele. 

Outros termos além do “Quinto dos Infernos”

- Continua Depois da Publicidade -

Outro termo comum utilizado no Brasil é “Fazer a Malinche”. Ele se remete à trair ou ir para o outro lado que é inimigo. Malinche foi um indígena Asteca no México que teve um filho com os espanhóis e ajudou o colonizador Cortés a traduzir o idioma dos povos que estavam no local. Apesar de fazer parte dos grupos mexicas, ela auxiliou os europeus na colonização. 

Foi graças aos europeus que muitos indígenas morreram na região atual conhecida como México (nome inspirado no grupo Mexica) com uma variedade de doenças diferentes, principalmente em relação à varíola. 

Após dois anos de guerras e conflitos entre os povos, que iniciou-se no ano de 1519, a capital dos Astecas caiu no ano de 1521, eximindo uma parte da cultura dos povos mesoamericanos que viviam no local: praças de rituais dos mexicas foram destruídas para a construção de igrejas católicas. Muitas cidades foram “reutilizadas” pelos europeus para que não precisassem ser reconstruídas do zero. 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui