22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Entretenimento Voltaire: Quem foi, seus pensamentos, filosofia e livros

Voltaire: Quem foi, seus pensamentos, filosofia e livros

Um dos filósofos mais importantes do iluminismo, François Marie Arouet, sob o pseudônimo de Voltaire, foi um grande defensor da individualidade e da tolerância. Sendo consideração uma grande inspiração durante a Revolução Francesa, ajudou as pessoas naquela época a se expressar garantindo a liberdade e o direito à expressão. Foi fortemente perseguido pelo Estado absolutista, assim como a Igreja Católica.

Voltaire
Voltaire

Biografia

Nascido em Paris no ano de 1964, Voltaire foi um descendente de nobres, sua mãe morreu cedo, quando ele tinha apenas 6 anos de idade. Sendo então criado por seu pai, que inspirou o filho a seguir a profissão de advogado.

Se matriculou no colégio Jesuíta Louis, Le Grand, uma tradicional instituição francesa, e foi considerado um rapaz de talento notável, mas um grande patife por seus professores da época. Ainda em tempos de escola, seu padrinho o introduziu em cursos literários da Cortesã Madame Ninon de Lenclos, esta, que gostou de sua personalidade quando ele ainda tinha 13 anos de idade.

A madame Ninon impactou fortemente a vida de Voltaire, deixando para ele uma quantia significativa de dinheiro quando morreu. O inspirou por ser uma mulher letrada, hedonista, livre e uma amante da vida.

Pensamentos

As ideias e pensamentos de Voltaire ao longo de sua vida, passaram a ser alinhados com os ideais iluministas franceses, que tinha como ênfase a liberdade. Acreditava que o ser humano precisava se expressar e ser livre de forma criativa, sem sofrer interferências religiosas ou morais. Era contra o absolutismo e a favor de separar o Estado da Igreja. Defendia fortemente o Estado Laico.

Leia mais: Montesquieu – O Espírito das Leis, resumo e citações

Livros

As principais obras de Voltaire estão entre roteiros, peças, romances, contos e poemas, incluindo tratados filosóficos e outros, sendo os mais conhecidos:

  • Cartas Inglesas;
  • Ensaio sobre a tolerância;
  • Tratado de Metafísica;
  • O filósofo ignorante;
  • Cândido.
 
Susan Nogart
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui