36.3 C
Brasil
sábado, 31 julho 2021
HomeEntretenimentoVoltaire: Quem foi, seus pensamentos, filosofia e livros

Voltaire: Quem foi, seus pensamentos, filosofia e livros

Um dos filósofos mais importantes do iluminismo, François Marie Arouet, sob o pseudônimo de Voltaire, foi um grande defensor da individualidade e da tolerância. Sendo consideração uma grande inspiração durante a Revolução Francesa, ajudou as pessoas naquela época a se expressar garantindo a liberdade e o direito à expressão. Foi fortemente perseguido pelo Estado absolutista, assim como a Igreja Católica.

Voltaire
Voltaire

Biografia

Nascido em Paris no ano de 1964, Voltaire foi um descendente de nobres, sua mãe morreu cedo, quando ele tinha apenas 6 anos de idade. Sendo então criado por seu pai, que inspirou o filho a seguir a profissão de advogado.

Se matriculou no colégio Jesuíta Louis, Le Grand, uma tradicional instituição francesa, e foi considerado um rapaz de talento notável, mas um grande patife por seus professores da época. Ainda em tempos de escola, seu padrinho o introduziu em cursos literários da Cortesã Madame Ninon de Lenclos, esta, que gostou de sua personalidade quando ele ainda tinha 13 anos de idade.

- Continua Depois da Publicidade -

A madame Ninon impactou fortemente a vida de Voltaire, deixando para ele uma quantia significativa de dinheiro quando morreu. O inspirou por ser uma mulher letrada, hedonista, livre e uma amante da vida.

Pensamentos

As ideias e pensamentos de Voltaire ao longo de sua vida, passaram a ser alinhados com os ideais iluministas franceses, que tinha como ênfase a liberdade. Acreditava que o ser humano precisava se expressar e ser livre de forma criativa, sem sofrer interferências religiosas ou morais. Era contra o absolutismo e a favor de separar o Estado da Igreja. Defendia fortemente o Estado Laico.

Leia mais: Montesquieu – O Espírito das Leis, resumo e citações

Livros

As principais obras de Voltaire estão entre roteiros, peças, romances, contos e poemas, incluindo tratados filosóficos e outros, sendo os mais conhecidos:

  • Cartas Inglesas;
  • Ensaio sobre a tolerância;
  • Tratado de Metafísica;
  • O filósofo ignorante;
  • Cândido.
 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui