25.1 C
Brasil
terça-feira, 27 julho 2021
HomeEsportesVasco: história, maiores jogadores e principais prêmios

Vasco: história, maiores jogadores e principais prêmios

O Clube de Regatas Vasco da Gama foi fundado no dia 21 de agosto de 1898 por imigrantes portugueses (e descendentes) para ser uma instituição ligada exclusivamente ao remo.  Mas em novembro de 1915, com a incorporação da equipe de futebol do Lusitânia, o Vasco finalmente funda o seu departamento futebolístico, e começa a escrever uma das mais belas páginas da história do futebol mundial.

E as razões para tal enfâse estão no fato de que o clube foi o primeiro a lutar pela inclusão dos pobres, negros e operários no futebeol; uma massa que era terminantemente proibida de disputar a antiga “Liga Carioca”; o que só lhes foi permitido após o vasco dar a chamada “Resposta Histórica”, negando-se a participar do pleito sem os seus jogadores.

Além disso, o Vasco foi o primeiro clube brasileiro a conquistar um título fora do Brasil, o Sul-Americano de 1948 (o embrião da Taça Libertadores); o primeiro carioca a conquistar torneios intercontinentais (1953 e 1957); sem contar o título de “Real Clube de Regatas Vasco da Gama”, a “Medalha Tiradentes”, o “TOP 100 da FENACLUBES”, “Membro-Honorário da Ordem do Mérito”, entre diversas outras condecorações.

Vasco da Gama: Maiores jogadores e títulos

Dentre os principais títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama, destacam-se o Sul-Americano de 1948, a Libertadores de 1998 e a Mercosul de 2000.  Além disso, conquistou os intercontinentais de 1953 e 1957, a Copa do Brasil de 2011, 4 campeonatos brasileiros e 24 campeonatos estaduais. Já com relação aos seus principais craques, destacam-se os 3 maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro: Roberto Dinamite (190 gols), Romário (154) e Edmundo (153). 

- Continua Depois da Publicidade -

Mas o que também chama a atenção na história do clube é o apoio da sua torcida, uma das 5 maiores do Brasil, e que já chegou até mesmo a criar a maior campanha de associação em massa da história do futebol mundial.

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui