21.1 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Finanças & Investimentos Alta do preço de alimentos é três vezes superior à inflação

Alta do preço de alimentos é três vezes superior à inflação

Faz 18 anos que o país não vive uma alta intensa sobre os valores de alimentos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o custo dos alimentos chegou a ter um aumento de 19,4%. Esse valor é equivalente a muito mais que o triplo da inflação original no país neste momento, que é de 5,20%. 

As causas disso são as mais variadas, mas acredita-se que sejam relacionadas ao valor do câmbio. O dólar, ao ter alta, fez com que os agricultores voltassem os olhos para o exterior e decidiram realizar exportações. Dessa forma, os estoques brasileiros diminuíram e entrou em vigor a Lei de Oferta e Procura: quanto menos tem e mais pessoas procuram, maior deve ser o preço. Consequentemente, o arroz teve aumento considerável de 69,80%. O óleo de soja possui taxas ainda maiores e mais surpreendentes: o aumento foi de 87,89%. 

Uma tentativa de diminuir a inflação

O Banco Central deve realizar uma reunião nesta quarta-feira (17) a fim de planejar sobre os possíveis aumentos de taxas de juros. Isso pode fazer com que os empréstimos tenham juros elevados e se consiga controlar ainda mais a quantidade de dinheiro em circulação juntamente com a diminuição do dólar. 

Há especialistas e economistas que acrescentam ainda as interferências de Jair Bolsonaro na Petrobras. Após retirar os impostos fiscais dos combustíveis, removeu para os bancos e essa poderia ser uma tentativa de recuperar o aumento. O dólar atualmente está custando uma média de R$ 5,61. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, argumentou que o povo agradece quando o encontra no mercado devido aos baixos preços. Gleisi Hoffmann, Deputada Federal do Paraná, argumentou: “O trabalhador tá sem renda e passa dificuldades e o ministro de Bolsonaro debocha da cara do povo.”

Leia mais: Bolsonaro fez transações com Queiroz semelhantes às de Flávio

 

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui