28.9 C
Brasil
terça-feira, 3 agosto 2021
HomeFinanças & InvestimentosReserva de emergência : aprenda como montar a sua

Reserva de emergência : aprenda como montar a sua

A reserva de emergência serve para tranquilizar e precisa ser uma quantia que possa suprir as necessidades do investidor durante um determinado período. Nesse caso, a reserva precisa contar o valor de pelo menos 6 meses do custo de vida da pessoa, e estar aplicado em um fundo que liquidez diária, ou seja, que possa ser retirado quando bem entender.

Para montar a reserva de emergência, não precisa de entender muito de investimentos. Grande parte das pessoas mais velhas, costumava fazer isso, ao deixar o dinheiro guardado na poupança. Um lugar onde o dinheiro rende um pouquinho todo mês, e pode ser retirado a qualquer momento, quando for preciso, em uma emergência. Nesse caso, o sistema é o mesmo, mas é possível escolher um local melhor para deixar o dinheiro.

Reserva de emergência no Tesouro Selic

O Tesouro Selic é uma ótima opção para deixar a reserva de emergência guardada, já que é um tipo de investimento que rende mais do que a poupança, tem liquidez diária, ou seja, o rendimento cai diariamente e não só uma vez por mês como é o caso da poupança e também pode ser retirado quando preciso. O valor guardado precisa ser relativo ao custo de vida mensal, multiplicado pela quantidade de meses desejada, mas que seja de no mínimo 6 meses.

Por exemplo, se o custo de vida é de R$ 2.000, então a reserva de emergência seria de no mínimo R$ 12.000 o total. Esse valor poderia ficar aplicado no Tesouro Selic, ou em CDBs de liquidez diária. Alguns bancos emitem ativos de liquidez diária que rendem uma boa taxa atrelada ao CDI, que também valem a pena.

- Continua Depois da Publicidade -

Portanto, é preciso avaliar e sempre ficar de olho para saber qual opção é melhor. Mas fazer a reserva de emergência é o primeiro passo para começar a investir e ter uma quantia investida, já tendo sua segurança garantida por alguns meses.

VEJA TAMBÉM: Restituição do imposto de renda: saiba como investir o dinheiro

 
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui