19.5 C
Brasil
terça-feira, 18 maio 2021
Home Finanças & Investimentos Banco Central espera crescimento ainda menor do Brasil em 2021

Banco Central espera crescimento ainda menor do Brasil em 2021

O Banco Central revisou o PIB – Produto Interno Bruto brasileiro que deve sair de 3,8% para 3,6%, uma queda de 0,2 pontos percentuais. O Relatório de Inflação de março foi divulgado nesta manhã (25). Outro ponto é que a autoridade monetária informou que  os índices continuaram crescendo desde janeiro. 

De acordo com o BC, é que ocorra um recuo moderado na economia e que, logo no segundo semestre, consigam recuperar os ânimos. Segundo eles, deve ocorrer a diminuição de casos de Covid 19, o que deve melhorar os investimentos para o exterior e a diminuição do preço do dólar. 

Na indústria, obteve-se o crescimento de 5,1% para os 6,4%. Os serviços bancários deverão crescer cerca de 2,8% no ano de 2021.

Banco Central e a taxa Selic

Um dos temas mais procurados e falados sobre o Banco Central é a taxa Selic que tem como objetivo reduzir a inflação. Para isso, irão aumentar as taxas bancárias e de rendimentos para até 5,1% neste mesmo ano. Elas estavam em 2% até o mês que março que pulou para 2,75%. 

As consequências disso são inevitáveis e devem ser sentidas nos próximos meses. O primeiro aspecto é que os empréstimos e financiamentos devem ficar ainda mais caros. O que já era complicado e difícil para as classes mais pobres, deve piorar para os endividados ou que precisam de dinheiro extra. 

Consequentemente, com o aumento dos juros, deixar o dinheiro na poupança poderia ser benéfico. Entretanto, a inflação é muito maior que a taxa SELIC e o dinheiro não está apresentando rendimentos e sim, reajustes. Acredita-se que os bilionários tenham perdido rendimentos somados a R$ 7 milhões. 

Leia mais: 

 

 
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui