26.3 C
Brasil
quinta-feira, 6 maio 2021
Home Finanças & Investimentos Brasil vê renda per capita derreter nos últimos 40 anos

Brasil vê renda per capita derreter nos últimos 40 anos

Desde 1980, o Brasil despencou do 50° lugar para o de número 85°, no ranking do PIB global. A renda per Capita do país em defasagem se dá devido a falta de reformas, em muitos anos perdida, e a perda do poder econômico que aconteceu de forma impressionante.

O Produto Interno Bruto (PIB) calculado em dólares, são calculados através do poder de compra, e nesse caso o Brasil se encontra na 8° posição das economias no mundo. O quadro acaba ficando diferente, quando é dividido pelos poderes econômicos também e a população. Portanto quando é considerado o PIB e a renda per capita, junto da paridade e o pode de compra, a posição do país vai lá para baixo.

Métodos de avaliação da renda per capita

Segundo o lugar que o Brasil ocupa, junto de outros 195 países, o FMI (Fundo Monetário Internacional), publicou um prognóstico, que mostra que os brasileiros ainda devem perder mais posição no ranking global até o ano de 2026, chegando ao 90°. E é impressionante como essas estatísticas e cálculos podem assustar, principalmente se uma avaliação for feita com o histórico do país.

1980, o Brasil já estava em 50° no ranking global, e a renda per capita da população, e com isso, vários países superaram o Brasil década após década. 40 anos depois, o Brasil cai mais e registra déficits ainda maiores em renda da população.

Leia mais: Dados no Ranking Global: Brasil vacina muito ou pouco

Desempenho decepcionante

De todos os cálculos e avaliações nos últimos 40 anos, houve um crescimento nos anos 2000, mas a alta das commodities e os preços da soja, minério entre outros e ainda assim não foram capazes de impedir o déficit e o declínio da renda per capita brasileira, e somente desacelerou. Por mais que o brasileiro tenha aumentado sua renda em 30% entre os anos de 2001 e 2010, 8 países apresentam um aumento maior dentro do mesmo período.

 
Susan Nogart
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui