31.7 C
Brasil
terça-feira, 19 outubro 2021
HomeFinanças & InvestimentosCartão de crédito: veja dicas para usar corretamente

Cartão de crédito: veja dicas para usar corretamente

Avalie Nossa Matéria

Muitos portais publicaram dicas e análises perguntando se o cartão de crédito seria, ou não, o grande vilão dos brasileiros. A questão é que nós somos os vilões e culpamos esse item. Ele permite, por exemplo, que o cidadão consiga comprar produtos e até mesmo mobiliar a casa quando não tem dinheiro, isso é algo positivo.

O negativo está justamente quando não se sabe como usar: apenas sair parcelando tudo, sem nem mesmo analisar o valor que já tem em débito, pode ser prejudicial para as suas finanças. Portanto, antes mesmo de comprar algo, é necessário que você tenha em mente uma soma de todos os valores que tem que pagar nesse e nos próximos meses: se ultrapassar mais de 60% da sua renda, não é recomendado – visto que é necessário que sobre uma parte do valor para que você crie sua reserva de emergência. 

Educação financeira é essencial para que, assim, você consiga comprar o que necessita sem ter que correr o risco de pagar através dos juros rotativos ou adicionais de 2,5% ao mês sobre o valor de uma tarifa (adição de R$ 25 a cada R$ 1 mil). 

“O tipo do cartão de crédito também influencia”

O tipo de cartão de crédito e até mesmo o aplicativo do seu banco podem influenciar: é necessário que a instituição conte com investimentos rentáveis para que os clientes realmente tenham interesse em aplicar o dinheiro e vejam que isso pode ser lucrativo. Uma forma de fazer isso é oferecer cashbacks para fundos de investimento e até mesmo maiores juros para a renda fixa – inclusive para a poupança, que pode ser uma das reservas de emergência. 

  • Alguns cartões de crédito também devolvem uma pequena parcela do valor da fatura que for paga. Um exemplo disso é o Platinum do Inter que oferece o cashback de 0,5%.
Avalie Nossa Matéria
 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui