26.3 C
Brasil
sábado, 8 maio 2021
Home Finanças & Investimentos Cartão por aproximação: Quais são os cuidados com roubo?

Cartão por aproximação: Quais são os cuidados com roubo?

O cartão por aproximação que funciona sem a necessidade de colocar senha durante a compra, acabou se tornando um grande aliado durante a pandemia, já que não é necessário encostar na máquina para finalizar o processo. Contudo, esse tipo de tecnologia, o Contactless, ainda deixa muitos consumidores inseguros, por não saber se é uma forma totalmente segura.

Apesar de trazer muita facilidade e praticidade, alguns analistas de tecnologias afirmam que não existem tecnologias que sejam 100% seguras. Mas que é importante entender como o sistema funciona para usar da maneira correta e com o máximo de cuidados possíveis.

Quem trouxe a tecnologia para o Brasil inicialmente foram os bancos digitais, como o Nubank, e seguros do banco Original e Inter. A tecnologia exige constante atualização e para evitar possíveis golpes e prejuízos, algumas regras já foram alteradas.

Quais cuidados são necessários no cartão por aproximação?

As instituições financeiras alteraram o limite de compra para ser permitido o uso do cartão por contactless. Por exemplo, em compras acima de R$ 50 é preciso colocar a senha, para evitar possíveis golpes e fraudes. Além disso, outras medidas de segurança precisam ser tomadas para evitar situações mais perigosas, ainda mais em locais públicos com muitas pessoas.

Existem alguns quadrilhas espalhadas pelo país, que usam de eventos mais lotados como carnaval e show de música, para mudar cometer crimes roubando através do débito, com o cartão por aproximação. Esse tipo de cartão normalmente possui um sistema que envia um SMS quando uma compra é realizada, se não for algo automático, é preciso habilitar esse serviço para acompanhar todas as compras que são passadas no cartão para ter controle.

Leia mais: MEI deve fazer a declaração de imposto de renda

Para reforçar os cuidados, é importante deixar o cartão desabilitado no aplicativo, use acessórios que protejam o cartão por aproximação dentro da carteira, e bloqueie a tecnologia quando ela estiver no bolso ou dentro da bolsa. Inserir uma tarja metálica no bolso da carteira que tampe o chip do cartão, já é o suficiente para bloquear o acesso e os possíveis roubos.

 
Susan Nogart
Susan Nogarthttps://manchetesdodia.com/
Susan Nogart, 30 anos. Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui