24.4 C
Brasil
quinta-feira, 6 maio 2021
Home Finanças & Investimentos CDB X LCI: quais as principais diferenças?

CDB X LCI: quais as principais diferenças?

CDB (Certificado de Depósito Bancário) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário) são modalidades de investimentos na forma de fundos (acúmulo de dinheiro de várias pessoas) com renda fixa ou variável.

Investir em CDB e LCI significa, a grosso modo, comprar títulos, ou seja, emprestar um certo valor aos bancos para ter direito a rendimentos referentes às prestações, aluguéis ou a qualquer outro montante que eles tenham a receber.

E dentre as principais diferenças entre ambos, está o fato de que, para as instituições financeiras, o dinheiro captado com a venda de CDBs é utilizado para fazer outros empréstimos, enquanto o do LCI é utilizado para financiar o sistema imobiliário.

Já para o investidor, eles têm poucas diferenças; e talvez as principais delas sejam a isenção de Imposto de Renda do LCI, além do fato de ela ser mais indicada para um retorno a curto prazo (até 24 meses) e render um pouco menos; enquanto o CDB recolhe o Imposto de Renda, rende mais e é indicado para quem pode manter o investimento por mais tempo.

Diferenças e semelhanças entre o CDB e o LCI

Como vimos, CDB e LCI têm poucas diferenças do ponto de vista do investidor. Mas uma outra curiosa diferença entre eles é o fato de que, ao investir em LCI, você estará automaticamente contribuindo de alguma maneira com o sistema imobiliário do país; enquanto investir em CDBs significa, em poucas palavras, colocar dinheiro nas mãos dos bancos para que eles o emprestem para empresas ou pessoas físicas – o que não deixa de ter a sua importância.

Em resumo, os CDBs rendem mais, são mais recomendados para longo prazo (mais de 24 meses), são mais arriscados, não incentivam um setor importante (como fazem as LCIs), e ainda recolhem Imposto de Renda. Enquanto o LCI é mais seguro, rende menos, e é isento de Imposto de Renda – talvez o seu maior atrativo.

Leia mais:

 

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui