23.4 C
Brasil
quarta-feira, 8 dezembro 2021
HomeFinanças & InvestimentosChave Pix: o que é e como cadastrar?

Chave Pix: o que é e como cadastrar?

O PIX vem se tornando cada vez mais popular e, no dia 16 de novembro, completou um ano de existência. Para começar a usar, basta cadastrar uma chave (CPF, e-mail, CNPJ, qualquer número aleatório, telefone).

Ele é totalmente gratuito – mesmo ao enviar dinheiro para outro banco diferente – e o valor cai no mesmo segundo, até quando é transferido durante um feriado ou fim de semana. Atualmente, já existe também a possibilidade de agendar o PIX e programar a transferência para dias específicos. 

O Banco Central também afirma que pretende criar novas tecnologias para usufruir ainda mais do QR Code e que, em 2022, também deve adicionar funcionalidades para transferir internacionalmente. 

Como cadastrar a chave PIX?

  • Acesse o aplicativo do banco e coloque a sua senha. 
  • Clique na aba de “PIX” e depois em “cadastrar nova chave”. 
  • Agora, escolha o tipo de chave que deseja cadastrar, podendo ser QR Code, e-mail, telefone, CPF ou CNPJ. 
  • Digite a chave e clique em “continuar”. 
  • Pronto! Agora basta enviar essa chave sempre que alguém desejar fazer alguma transferência. 

Todos os bancos usam?

Outra dúvida comum é se todos os bancos costumam usar a chave PIX. Sim! Todas as instituições brasileiras contam com essa tecnologia. No entanto, se for cliente de alguma empresa no exterior como corretoras e até mesmo bancos, podem não contar com o PIX justamente porque foi desenvolvido pelo Banco Central no Brasil. 

- Continua Depois da Publicidade -

Bancos como Bradesco, Inter, Itaú, Santander, Nubank e Sicoob permitem que o cliente realize o cadastro da chave de forma rápida e prática, sem pagar nada por isso. 

Recentemente, o BC iniciou o debate sobre a possibilidade de tributar o valor transferido pelo PIX. No entanto, ele não foi para a frente devido ao alto número de críticas entre os usuários. 

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui