30.2 C
Brasil
sexta-feira, 30 julho 2021
HomeFinanças & InvestimentosComo funciona a bolsa de valores?

Como funciona a bolsa de valores?

A bolsa de valores é um ambiente para a negociação de valores relacionados a títulos públicos, ações, commodities..ou seja, um local para a compra e venda de partes de uma empresa, e que na maioria das vezes funciona como uma meio de renda, aposentadoria, independência financeira, entre outras formas de garantir uma boa reserva para o futuro.

Já para os profissionais, ela pode servir como uma forma de acompanhar a realidade diária do mercado financeiro, para que assim possam sair na frente quando tiverem que negociar ativos das empresas com as quais realizam algum tipo de operação.

Caso uma empresa de pequeno, médio ou grande porte decida vender ativos financeiros do seu empreendimento, o melhor local para isso é uma bolsa de valores, que funcionam como um ponto de encontro entre quem quer comprar e quem quer vender; e ainda com a vantagem de determinar regras, registrar os papéis, fazer a compensação, garantir transparência, proporcionar segurança, entre outras garantias que somente um “mercado de ações” pode oferecer.

As singularidades de uma bolsa de valores

A maior bolsa de valores do mundo é a Bolsa de Nova York (NYSE). Mas além dela, outras se destacam, como a NASDAQ, Tokyo Stock Exchangem, Shangai Stock Exchange, Euronext, entre outros mercados que ainda funcionam como agentes de custódia (para a guarda dos títulos adquiridos) e agentes de clearing (que administram os riscos de cada investimento).

- Continua Depois da Publicidade -

Uma das principais características das bolsas de valores são as variações dos preços das ações de cada empresa. Isso ocorre devido ao fato de que são os investidores que lhes dão o preço, a partir de uma expectativa criada sobre como essa ou aquela empresa se sustentará no mercado.

Dessa forma, a partir da contratação de uma corretora de valores, e da análise diária do pregão, você terá uma ideia apurada de como anda o mercado financeiro, quais as empresas mais estáveis, quem promete oferecer os maiores lucros, quais deverão dar prejuízo, entre outras respostas que garantam menos riscos durante um investimento com esse grau de complexidade.

Leia mais:

 

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

1 Comentário

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui