Ontem (17), o Banco Central realizou uma reunião em que iriam decidir sobre as taxas de juros. Atualmente, a taxa Selic estava em apenas 2% ao ano: a poupança não valia mais nada e alguns especialistas argumentavam que sequer pagaria a taxa do banco com o rendimento. Os empréstimos ficaram mais simplificados e a maior quantidade de dinheiro em circulação fez com que a inflação aumentasse e, consequentemente, a moeda brasileira se desvalorizasse perante o dólar. Logo, o valor da moeda norte-americana ultrapassou a faixa de R$ 5.
Como uma tentativa de evitar essa explosão intensa do dólar e a grande influência na economia brasileira (já que é ele que define o preço dos alimentos, celulares, computadores, máquinas e até mesmo carros), o Banco Central mudou a taxa Selic de 2% aos 2,75%. O intuito é chegar em 5,15% ao ano, que deve ocorrer até o mês de dezembro.
Leia mais: Mercado diz que só aumento agressivo da Selic pode segurar dólar
Quais os impactos da Taxa Selic para computador e celular?
O intuito principal é diminuir o preço do dólar. Portanto, peças para computador ou celular podem ter os preços diminuídos. Vale ressaltar, entretanto, que a mudança não é grande e existem outros pontos para se levar em consideração como o estoque. Por exemplo, dificilmente a RTX 3080 terá o preço inicial já que seus estoques são muito baixos e é isso que fez com que o preço aumentasse em 70%.
Aqueles que sonham em montar um computador no ano pandêmico, sorriram com a possibilidade de conseguirem voltar a comprar no Aliexpress ou outras plataformas do exterior.
Outro ponto de destaque é que o governo do exterior também pode influenciar, principalmente quando se trata das taxas de juros dos Estados Unidos. Um aumento ou diminuição destes valores poderá influenciar no câmbio.
Leia mais: Ministério da Economia fala sobre a inflação em 2021