22.9 C
Brasil
segunda-feira, 19 abril 2021
Home Finanças & Investimentos Como o aumento da taxa Selic pode impactar no preço dos celulares

Como o aumento da taxa Selic pode impactar no preço dos celulares

Ontem (17), o Banco Central realizou uma reunião em que iriam decidir sobre as taxas de juros. Atualmente, a taxa Selic estava em apenas 2% ao ano: a poupança não valia mais nada e alguns especialistas argumentavam que sequer pagaria a taxa do banco com o rendimento. Os empréstimos ficaram mais simplificados e a maior quantidade de dinheiro em circulação fez com que a inflação aumentasse e, consequentemente, a moeda brasileira se desvalorizasse perante o dólar. Logo, o valor da moeda norte-americana ultrapassou a faixa de R$ 5. 

Como uma tentativa de evitar essa explosão intensa do dólar e a grande influência na economia brasileira (já que é ele que define o preço dos alimentos, celulares, computadores, máquinas e até mesmo carros), o Banco Central mudou a taxa Selic de 2% aos 2,75%. O intuito é chegar em 5,15% ao ano, que deve ocorrer até o mês de dezembro. 

Leia mais: Mercado diz que só aumento agressivo da Selic pode segurar dólar

Quais os impactos da Taxa Selic para computador e celular?

O intuito principal é diminuir o preço do dólar. Portanto, peças para computador ou celular podem ter os preços diminuídos. Vale ressaltar, entretanto, que a mudança não é grande e existem outros pontos para se levar em consideração como o estoque. Por exemplo, dificilmente a RTX 3080 terá o preço inicial já que seus estoques são muito baixos e é isso que fez com que o preço aumentasse em 70%. 

Aqueles que sonham em montar um computador no ano pandêmico, sorriram com a possibilidade de conseguirem voltar a comprar no Aliexpress ou outras plataformas do exterior. 

Outro ponto de destaque é que o governo do exterior também pode influenciar, principalmente quando se trata das taxas de juros dos Estados Unidos. Um aumento ou diminuição destes valores poderá influenciar no câmbio. 

Leia mais: Ministério da Economia fala sobre a inflação em 2021

 

 
Daiane Souza
Daiane Souzahttps://manchetesdodia.com/
Nascida em Santa Catarina, atualmente estuda história pela FURB, atuando com a redação política. Trabalha há mais de três anos como redatora profissional experiente em SEO e Copywriter. Apaixonada por literatura, filosofia e escrita.

Baixe Nosso Aplicativo

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui