24.1 C
Brasil
segunda-feira, 6 dezembro 2021
HomeFinanças & InvestimentosConstrução de Usina Nuclear Federal está prevista para 2031, entenda projeto

Construção de Usina Nuclear Federal está prevista para 2031, entenda projeto

O Ministério de Minas e Energias, liderado por Bento Albuquerque, declarou a iniciação de um projeto que deve ser iniciado em 2022 com término previsto em 2031: a criação de uma usina nuclear que deverá estar entre as principais do país, chegando lado a lado de Angra. O início é um plano bastante ambicioso e que pode envolver gastos públicos bilionários. A quantia a ser gasta não foi, até o momento, declarada. 

Para garantir que a Usina Nuclear continue ativa, o Brasil pode fazer um uso ainda maior de urânio. E, para isso, pode haver a necessidade de exploração ainda mais intensa do meio ambiente. Nas commodities, o preço do urânio está em alta apesar das quedas das últimas semanas. O ferro, aço e outros metais também apresentam queda que chega a mais de 8% (de acordo com Seu Dinheiro). Mas, devido à inflação acumulada no país, que está em 10,2%, não é possível notar essas variações diretamente. 

Para conseguir explorar o Urânio, o Ministério de Minas e Energias precisa criar parcerias com empresas privadas, como acontece em Santa Quitéria, onde mineram com as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e conseguem resultados satisfatórios. 

A construção de uma nova usina nuclear, que pode abranger inúmeras cidades e milhões de cidadãos, vem sendo estudada desde 2010. O governo federal vinha estudando e analisando cerca de 40 pontos estratégicos que poderiam trazer grandes produções e extrações de urânio para o uso de energia. A construção pode ficar próxima ao Rio São Francisco e, dessa forma, a água pode ser usada para resfriar os reatores, trazendo ainda mais economia. O projeto prevê a criação de novos empregos no decorrer destes anos, nas mais variadas áreas, desde a construção até a engenharia. 

- Continua Depois da Publicidade -

Acompanhe o Manchetes do Dia para saber mais sobre investimentos e projetos federais.

Daiane Souzahttp://visaoconfiavel.com/
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui