27.6 C
Brasil
quarta-feira, 22 setembro 2021
HomeFinanças & InvestimentosCorreios: quais as consequências da privatização?

Correios: quais as consequências da privatização?

 Diogo Mac Cord, em entrevista para o Globo, afirmou que o governo pretende realizar total privatização dos Correios. Mas, quais são as consequências dessa mudança para a economia? O Manchetes do Dia te explica quais são os pontos de vistas de analistas e as consequências para a economia brasileira nos próximos anos. 

Privatização do Correios

Mac Cord argumenta que os Correios não têm a infraestrutura adequada para competir no mercado atualmente e que, com a privatização, estará aberto para os investimentos das empresas privadas que podem estar dispostas a fazer com que a rede tenha melhor desempenho em qualidade e prazos. 

O Ministro da Comunicação defende a ideia que privatizar, assim como com a Petrobras, trará mais emprego em escala nacional. Entretanto, críticos dizem que “não é bem assim”. 

Entretanto, contra as duas figuras citadas anteriormente, tanto o ministro da Comunicação quanto Mac Cord, o presidente da Associação dos Profissionais dos Correios em Brasília (ADCAP), Ernatan Benevides, argumenta que as consequências possivelmente serão negativas para o país, veja: 

  • A primeira consequência, é quase imediata, é o aumento dos fretes cobrados visto que empresas privadas devem fazer o controle de valor. 
  • Além disso, a privatização dos Correios permite que os empregos dos atuais funcionários, que passaram através de concurso público, possam estar ameaçados. 
  • Há pouca possibilidade que o serviço seja ofertado para todo o país, inclusive regiões distantes que não trazem lucro. Isso porque as empresas privadas visam ter retornos financeiros e não devem funcionar em locais distantes e do interior com poucos habitantes sem ter o pagamento e retorno disso. Não irão pagar funcionários para saírem no prejuízo. E, consequentemente, o valor pode ficar mais caro. 
- Continua Depois da Publicidade -

O governo Bolsonaro está com diversos projetos de privatização das estatais, inclusive da Eletrobras (que está entre os 50 principais projetos do ano) e a Petrobras. 

 
Visão Confiávelhttp://visaoconfiavel.com/
Visão Confiável é uma agência com jornalistas independentes que estão dispostos a fornecer informações em tempo real e com qualidade. Contamos com uma agência de redatores. Entre em contato!

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

1 Comentário

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui